Sábado, 20 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Feira de Sementes Crioulas movimenta a agricultura familiar


O evento acontece entre os dias 15 a 17 de julho

 

Com foco na agricultura familiar e ao mesmo tempo na conservação do patrimônio genético, Juti sedia a 16ª edição da Feira de Sementes Nativas e Crioulas e Produtos Agroecológicos. O evento acontece de 15 a 17 de julho e conta com o apoio da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O evento, segundo a UFGD, tem como objetivo resgatar a ancestral tradição camponesa: cuidar, conservar, proteger e reproduzir as sementes crioulas, bem como estimular o sistema de troca de sementes e de informações entre agricultores camponeses e instituições de ensino, visando a valorização dos Guardiões de Sementes da Sociobiodiversidade.

De acordo com a professora da UFGD e uma das organizadoras do evento, Zefa Valdivina Pereira, as experiências vivenciadas durante estes 16 anos de feira têm se tornado, cada vez mais, importante luta dos pequenos agricultores e comunidades indígenas para promover o resgate e valorização de produtos sadios e sem agrotóxicos.

“A feira hoje é vista pelas comunidades que participam do evento como uma vitrine e, ao mesmo tempo, como uma importante alternativa para a produção com sementes crioulas, visando à defesa de um modelo de agricultura baseado no uso sustentável, além da importância para a priorização da preservação e conservação do cerrado', explica a docente.

Para quem teve interesse em se inscrever com trabalhos, conforme a instituição, a submissão é gratuita. Cada inscrito pode enviar até dois trabalhos, com até 15 autores cada. Ao todo, os participantes terão acesso a três palestras, uma mesa redonda e 25 oficinas e minicursos, além de confraternizações para troca de saberes e shows de André Santini, Maria Cecília e Rodolfo e João Lucas e Walter Filho. (Com informações Sul News).

 

 

 


Fonte: Sul News