Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Sebrae promove oficina para definir ações do Plano de Desenvolvimento


Documento elaborado pela prefeitura e lideranças locais, em parceria com o Sebrae, vai nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município

 

Na manhã desta quinta-feira (7), representantes da Prefeitura Municipal de Naviraí e lideranças locais reuniram-se com a equipe do Sebrae/MS, para estabelecer ações de melhorias para o município. Como parte do programa Cidade Empreendedora, aderido pela prefeitura neste ano, a reunião consistiu na Oficina de Planejamento Participativo que propõe, a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade.

O documento vai nortear a execução do programa em Naviraí com a proposta de promover a inovação, melhorar a dinâmica e o ambiente de negócios, aumentar o desempenho empresarial e fortalecer a governança. A prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos, destacou que a administração pública está aberta às sugestões que possam promover o desenvolvimento do município e crescimento econômico paralelo dos setores da indústria, comércio e agricultura familiar.

"Compartilhar, debater e buscar soluções integradas entre os setores público e privado nos dá a certeza de que juntos podemos tornar a nossa cidade mais próspera, o que certamente garantirá mais qualidade de vida para a nossa população. Um dos pontos preponderantes para que pudéssemos aderir o Cidade Empreendedora foi justamente esse, propor discussões e debates entre lideranças locais e o executivo em prol do desenvolvimento local", destacou a prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos

 

Segundo o consultor do Sebrae, Eduardo Raslan, as ações debatidas durante o encontro estão concentradas nos seguintes eixos: turismo; saúde; comércio local e foco no poder público. "Uma das iniciativas propostas foi regulamentar as regiões turísticas em potencial e reativar o COMTUR, além do desenvolvimento de consultorias aos pontos turísticos. Do ponto de vista do comércio local, destacam-se ações de curadoria de marketing, setorização da associação comercial, unificação do calendário de eventos e festival gastronômico", comentou o consultor.

Durante a oficina, mais do que identificar o que é relevante para o município, também foi elencado qual tipo de trabalho é prioridade. O diálogo entre os interlocutores resultou em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e a partir dele vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico para Naviraí. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800. (Texto: Ascom Sebrae/MS).

 

 

        

 


Fonte: Ascom Sebrae/MS