Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Copasul traz palestras que instruem o produtor a evitar perdas na lavoura


As duas palestras acontecerão nessa quinta-feira, dia 9 de Junho, às 13 horas, na Unidade da Copasul da cidade de Maracaju

A Copasul realizará nesta quinta-feira, dia 9 de junho as 13h, um dia de campo diferente na sua unidade de Maracaju/MS. Com o tema Plantabilidade e Qualidade nas Operações Agrícolas, em parceria com a Fundação MS e a Impact Fendt, a cooperativa trará duas palestras voltadas para a gestão e a redução de perdas na lavoura.

Valdemir Tonelli, gerente da Unidade da Copasul de Maracaju, explica que o intuito da cooperativa ao propor esse evento é o de ressaltar a importância da qualidade que o produtor precisa buscar em suas operações: “plantabilidade e qualidade nas operações agrícolas tem muito a ver com a gestão da propriedade na operação. Hoje existe um custo que muitos produtores acabam não medindo, que são perdas no plantio, perdas na colheita, perdas ou desperdício na pulverização. É um tema bem comentado, de interesse de muitos produtores hoje, porque existe uma perda que se não é medida, não tem como calcular”.

A primeira palestra será conduzida pelo presidente executivo da Copasul, Adroaldo Taguti, e pelo gerente da Fazenda vaca Branca (Naviraí/MS), Márcio Carneiro. Eles falarão sobre o Programa Agro Gestão: Qualidade nas operações Agrícolas. O Agro Gestão é um programa desenvolvido pela Copasul baseado na filosofia Lean. Em parceria com o Lean institute Brasil, o programa é pioneiro na aplicabilidade do método Lean na agricultura.

Em seguida, o professor Paulo Arbex, especialista em implementos agrícolas, abordará o tema Plantabilidade e Mecanização. “O que é plantabilidade? é desde um cuidado com manutenção, um equipamento que as vezes está desgastado, desregulado, que vai gerar perdas, perda de sementes, remonte, falha no plantio, na distribuição de fertilizantes, que é um dos insumos mais caros que tem hoje. Tudo que está sendo perdido, é dinheiro que está sendo perdido”, explica Valdemir.

Tonelli reforça que a os produtores terão uma oportunidade ímpar de receber informações que irão auxiliar na gestão de suas propriedades, com métodos que podem diminuir os desperdícios, reduzir as perdas e, consequentemente, evitar gastos desnecessários. “Queremos, com essas palestras, conscientizar o produtor de que existem perdas e é importante fazer a medição. Que existem meios de ele corrigir, aferir, fazer o controle de perdas para que ele possa mensurar e agir de forma que possa reduzir isso, que nada mais é um dinheiro que o produtor está perdendo e não está vendo. As vezes o produtor tem um custo muito alto na produção, mas existe uma perda que ele não está enxergando”, finalizou.

As palestras são gratuitas e abertas para todos os que se interessarem pelo tema, as inscrições poderão ser realizadas no local e acontecerão das 13h às 13h30. A Unidade da Copasul em Maracaju fica na rodovia BR 267, KM 55-7, próximo ao trevo de acesso á cidade de Sidrolândia.

 

SOBRE A COPASUL

A Copasul, Cooperativa Agrícola Sul-Matogrossense, é uma cooperativa com sede na cidade de Naviraí- MS, tem 43 anos de história e fechou o ano de 2021 com R$3,2 bilhões de faturamento. Atualmente, possui dez unidades de atendimento nas cidades de Naviraí, Maracaju, Anaurilândia, Deodápolis, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ribas do Rio Pardo, Itaquiraí, Batayporã e Ivinhema. Atende seus associados com serviços de assistência técnica, armazém e comércio de grãos, insumos, TRR, irrigação, energia fotovoltaica, beneficiamento de algodão e duas indústrias: a Fecularia e a Fiação Copasul. Visite www.copasul.coop.br e saiba mais. (Texto: Ascom Copasul).

 


Fonte: Ascom Copasul