Terca-Feira, 16 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

3° Dia de Campo da Mandioca apresenta colhedeira e nova cultivar


Evento tem mais de 500 inscritos e tem se apresentado como o maior do segmento em MS

A Copasul realiza nesta quarta-feira, dia 8 de junho, a terceira edição do Dia de Campo da Mandioca, considerado o grande evento da cultura em todo o Mato Grosso do Sul, e traz dentro da programação duas atrações especiais: a apresentação de uma colhedeira de mandioca e uma nova cultivar da raiz voltada ao consumo de mesa. O Dia de Campo da Mandioca acontece em Naviraí, na fazenda Santa Rosa, do Grupo Kamitani, com início às 7h.

Depois de um longo período sem eventos, devido à pandemia, a cooperativa retoma a agenda de encontros que fomentam o conhecimento para o fortalecimento dos cooperados e produtores rurais em geral. O objetivo do evento é a troca de conhecimentos e experiências relativos à cultura da mandioca. “Será com certeza um dia muito proveitoso com grandes atrações, cultivar nova, maquinário para colheita, e muito mais. Estamos nos organizando para surpreender neste evento e convidamos todos os produtores para participar”, reitera o agrônomo Cleiton Simão Zebalhos.

A expectativa para o evento é de receber mais de 600 participantes, com presença de público de outros Estados e do Paraguai. Interessados em participar do evento podem se inscrever no através do site e nas redes sociais da Copasul. Também haverá inscrição no local.

 

PROGRAMAÇÃO

A primeira palestra tem o tema “Mercado da Mandioca”, e será ministrada por Fábio Isaias Felipe, do Cepea/ESALQ. Na sequência acontece a rodada técnica com três estações onde serão abordados os temas: “Manejo integrado de insetos – Pragas da Cultura da Mandioca”, com o doutor Rudiney Ringenberg, da Embrapa; “Cultivares de mandioca da Embrapa”, com o doutor Marco Antônio Sedrez Rangel, da Embrapa; e “Manejo do Material de propagação da mandioca e apresentação das cultivares IPR Paraguainha e IPR B36”, com o doutor Mário Takahashi, do Iapar/Emater.

Após o almoço, acontece o lançamento e as demonstrações da nova colhedeira de mandioca Maná Inroda. A partir de 16h, o encerramento do evento será na AREC, com demonstrações de máquinas agrícolas onde pelo menos 15 empresas estarão representadas.

 

FOMENTO À INFORMAÇÃO

O 3º Dia de Campo da Mandioca retorna após a pandemia. A segunda edição ocorreu em maio de 2019, consolidando com um dos maiores na região, promovendo palestras de alta qualidade e atraindo grande número de participantes.

O evento é uma realização da Copasul com o patrocínio das seguintes empresas: Bayer, Corteva, Yara, KWS, BASF, Stoller, UPL, Adama, Sumitomo Chemical, CropChem, Soesp, Jotabasso, TimacAgro, Inquima, Vittia, Agroeste, Mosaic, Superbac, Latina Seeds e Fertipar. (Com informações Ascom Copasul).

 

 


Fonte: Ascom Copasul