Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Naviraí recebe visita técnica da equipe da Vigilância do CIEVS-MS


(Foto: Júnior Lopes - Assessoria)

A Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí recebeu nesta terça-feira (24/05), uma equipe do CIEVS-MS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Mato Grosso do Sul), órgão ligado à Secretaria de Estado de Saúde (SES). Em Naviraí, a visita técnica ocorreu na sala do Conselho Municipal de Saúde reunindo representantes da Vigilância Epidemiológica Municipal, Núcleo de Vigilância Hospitalar do Hospital Municipal, UTI e Hospital Cassems.

O CIEVS-MS tem o propósito de receber, detectar, avaliar e monitorar notificações, análise de dados e informações estratégicas relevantes à prática de vigilância em saúde no Estado, estimando o risco de expansão destes eventos. A equipe da SES que esteve em Naviraí foi composta pela coordenadora do CIEVS estadual Karine Ferreira Barbosa, a gerente técnica de Influenza e Doenças Respiratórias Lívia Mello e Graziele Romero que é apoiadora da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH).

Na avaliação da equipe do CIEVS-MS, o evento muito produtivo e teve o objetivo de promover o fortalecimento da articulação entre as equipes do setor da Saúde do município, seja público ou privado, pois essa articulação é essencial para que estejam sempre em contato para garantir o sucesso da vigilância e controle das doenças.

De acordo com as normas nacionais, os eventos de saúde pública são de notificação compulsória imediata e devem ser notificados por profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento, em até 24 horas, à autoridade de saúde competente. (Texto: Júnior Lopes – Ascom Prefeitura de Naviraí).


Fonte: Júnior Lopes - Ascom Prefeitura de Naviraí