Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Em Mato Grosso do Sul, previsão da semana é de tempo quente e seco


Durante os os próximos dias, as máximas podem alcançar a média de 33ºC e mínimas de 8ºC, uma oscilação significativa na temperatura
Previsão da semana é de tempo quente e seco. (Foto - Gerson Oliveira)

Ao longo desta próxima semana, entre segunda-feira (23) e por volta de sexta-feira (27), a previsão do tempo indica que as temperaturas devem subir no decorrer dos dias, havendo chances de uma nova queda de temperatura no fim da semana.

Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Heráclio Alves, a semana terá a presença de poucas nuvens, com tempo quente e seco predominante.

“Ao longo desta semana, a massa de ar frio dos últimos dias vai perder força, fazendo as temperaturas aumentarem", pontuou.

Conforme os dados repassados ao Correio do Estado, até a quarta-feira (25), o Estado poderá esperar máximas de 30ºC e mínimas por volta de 8ºC. Uma oscilação aguardada principalmente na região do extremo-sul do Estado.

Já a partir de quinta-feira (26), espera-se uma elevação da temperatura, podendo alcançar máximas na média de 34ºC e mínimas na média de 13ºC, tempo que estará predominante em praticamente todas as regiões de Mato Grosso do Sul.

 

UMIDADE

Com relação à umidade relativa do ar, o meteorologista pontua que o aguardo é tempo seco. 

Segundo Heráclio, durante as noites, devem ocorrer máximas de 95% de umidade. Por outro lado, espera-se que a umidade alcance uma média de 20% durante o período da tarde. 

A umidade baixa no nível de 20% ou menos é um sinal de alerta para o tempo extremamente seco. 

Neste domingo (22), o Inmet emitiu alerta de perigo para o grau de severidade de baixa umidade relativa do ar. 

O instituto recomenda que, nesses dias, deve-se ingerir bastante líquido, atividades físicas não são recomendadas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, além de usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.

 

FIM DE SEMANA

A previsão indica que no próximo fim de semana, pode-se esperar uma massa de ar frio e chuva passageira que vão trazer novas quedas da temperatura. Ainda não há uma estimativa de temperatura específica. 

Heráclio pontua que não há grande estimativa de que a umidade do ar aumente, em razão dessa chuva encontrar um tempo bem seco.

Segundo a previsão do tempo do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do estado do Mato Grosso do Sul (Cemtec), no final do mês, áreas de instabilidades devem ocorrer no Estado trazendo chuvas, provavelmente entre os dias 29 e 30 de maio de 2022 e no início do próximo mês, entre 02 e 03 de junho de 2022.

O Cemtec reforça a probabilidade de ocorrência de uma nova frente fria com queda nas temperaturas em Mato Grosso do Sul. (Com informações Jornal Correio do Estado).


Fonte: Jornal Correio do Estado