Sábado, 20 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Visa orienta sobre descarte correto de materiais perfurocortantes


Trabalhadores que estão na linha de frente da coleta são os mais afetados quando materiais perfurocortantes não são descartados de forma correta
Materiais perfurocortantes encontrados junto ao lixo domiciliar e comercial nos últimos dias em Naviraí. (Foto: Ascom)

 

O descarte apropriado de materiais perfurocortantes [capaz de perfurar ou cortar] utilizados em domicílio para tratamentos médicos, são fundamentais para evitar que os trabalhadores que atuam na coleta dos lixos domésticos não se acidentem. Nos últimos dias materiais desta natureza tem sido encontrado com maior frequência junto a materiais orgânicos e demais resíduos sólidos que são gerados todos os dias nas residências, comércios e indústrias de Naviraí.

Agulhas, seringas e vidros quebrados, se não forem acondicionados da forma correta para o descarte, podem facilmente ferir quem atua na linha de frente da coleta do lixo domiciliar. Para orientar a população sobre a importância do descarte correto destes tipos de materiais, a Vigilância Sanitária (VISA) orienta que para evitar acidentes durante o transporte, o ideal é que sejam colocados dentro de garrafa pet, impedindo o contato direto de quem for manuseá-los.

Para realizar o descarte correto deste tipo de material, bem como de remédios vencidos, a população deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência. No caso de empresas e profissionais da saúde que utilizam em consultórios esse tipo de material, há regras específicas quanto ao descarte correto. Materiais como seringas com agulha, por exemplo, são descartadas nas caixas descarpack, especial para este fim.

Em Naviraí, para encaminhar denúncias ou tirar dúvidas, basta entrar em contato com a Vigilância Sanitária do município através do telefone (67) 3461-0481. Evitando o descarte irregular de materiais perfurocortantes, a população protege e ajuda quem mantém a cidade sempre limpa. (Texto: Júnior Lopes – Ascom Prefeitura de Naviraí).

 


Fonte: Júnior Lopes - Ascom Prefeitura de Naviraí