Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Vacinação contra a febre aftosa começou neste domingo


Bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade devem ser vacinados nessa primeira etapa

 

Começou neste domingo a vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Conforme calendário oficial divulgado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade devem ser vacinados nessa primeira etapa, que encerra no dia 31 de maio.

Neste ano, excepcionalmente, as etapas de vacinação serão invertidas. Todo o rebanho bovino e de búfalos de mamando a caducando será vacinado na segunda etapa, que ocorre de 1º a 30 de novembro.

De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, a mudança atende determinação do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e foi estabelecida somente para os estados que compõem o bloco IV do plano estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (Pnefa).

Ainda segundo Ingold, a determinação também tenta equalizar a demanda de vacinas contra febre aftosa com o cronograma previsto de produção da indústria. Com isso, a troca na ordem de imunização foi adotada após discussão com os serviços veterinários estaduais do bloco.

A portaria, publicada no Diário Oficial do dia 5 de abril de 2022, detalha o calendário de vacinação conforme as tabelas abaixo para cada região sanitária, que hoje são duas: Planalto e Pantanal.

 

PLANALTO

MAIO - 1 a 31 de maio (vacinação) - Todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade -  1 de maio a 15 de junho (registro)

NOVEMBRO - 1 a 30 de novembro (vacinação) - Todo o rebanho bovino e bubalino (mamando a caducando) - 1 de novembro a  31 de dezembro (registro). (Com informações Sul News).

 

 


Fonte: Sul News