Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Reunião nesta terça pode selar criação de liga no futebol do Brasil


Os 20 clubes da Série A devem comparecer na manhã desta terça-feira, dia 03 de maio, a uma reunião em um hotel de luxo em São Paulo para, possivelmente, dar início a uma liga independente no futebol brasileiro. Houve forte articulação entre os próprios clubes no fim de semana para que todos estivessem presentes.

Há uma divisão: o movimento "Forte Futebol", iniciado em fevereiro com 10 clubes que se apresentaram como emergentes, outro bloco formado por Flamengo e os cinco clubes paulistas na elite nacional, e ainda um terceiro dos que não estão incluídos em nenhum destes dois. Grupos interessados em buscar investimento para a liga já afirmaram que a maior dificuldade é a falta de uma negociação unificada.

O encontro foi convocado por Codajas Sporst Kapital (CSK) e BTG Pactual, que têm interesse em buscar investimento e participar da gestão dessa futura liga, e estão desde o início das conversas sobre o tema mais alinhados com o bloco de Flamengo e clubes paulistas. Mas o fato que gera otimismo de todos os grupos envolvidos é justamente a iniciativa das próprias agremiações de conversarem entre si para fortalecer a reunião.

As conversas para a criação da liga acontecem há meses. O advogado Flavo Zveiter, que representa a CSK, anunciou a parceria com o BTG Pactual em janeiro. Outros grupos, como o consórcio formado por Live Mode e 1190, e o banco de investimentos da XP, que teria parceria da La Liga para estrutura e tecnologia e busca investidores, também fizeram propostas para gestão da possível nova liga.

Houve uma reunião no BTG em fevereiro, já tentando aproximar os blocos divergentes. Na ocasião, estiveram no encontro, dirigentes de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Red Bull Bragantino, Cruzeiro, Vasco, Fluminense, Internacional, Grêmio e Atlético-MG.

Este último atuou como uma espécie de embaixador do "Forte Futebol", movimento criado também em fevereiro 10 clubes que se apresentam como emergentes – América-MG, Atlético-GO, Athletico-PR, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza, Goiás e Juventude.

O maior impasse, além de espaço em calendário para possíveis novas competições, é o rateio de cotas de transmissão de jogos. (Com informações Dourados News).

 


Fonte: Dourados News