Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Japorã tem universalizado o fornecimento de água e rede de esgoto


Localizada na região cone sul do estado, este é mais um município a ter o sistema de esgotamento sanitário disponível para todos os imóveis e moradores

 

Com apenas 30 anos de emancipação político-administrativa, completados agora no dia 30 de abril, e com investimentos realizados pelo governo do estado por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), o município de Japorã universalizou o seu sistema de esgotamento sanitário.

Jovem cidade localizada na região cone sul do estado, este é mais um município a ter o sistema de esgotamento sanitário disponível para todos os imóveis e moradores, após a entrega de novas obras como parte da ‘rota do saneamento’, realizada no mês de novembro de 2021.

Na entrega, o prefeito Paulo César Franjotti destacou a importante parceria com o governo, por meio da Sanesul. “A gente procura ser parceiro, e eles são parceiros da nossa administração. Isso tem feito Japorã melhorar em vários setores. Tenho certeza que no próximo ano seremos contemplados com novos projetos. O Distrito de Jacaraí também foi contemplado com um poço, isso significa dizer que a população já tem uma água de qualidade”.

Atualmente, Mato Grosso do Sul tem 57% da área de cobertura de esgoto, sendo o primeiro estado brasileiro a se antecipar a meta do Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

Segundo a GEMAM - Gerência de Meio Ambiente, a Sanesul já possui 21 municípios dentro do índice de universalização ou bem próximo dele. Japorã está com 96% de cobertura. Lembrando que a água tratada já é universalizada em todas as 128 localidades atendidas pela Sanesul.

 

 

COMBATE ÀS PERDAS DE ÁGUA

Agora, a empresa esta investindo em ações para combater as perdas de água tratada na cidade.

De acordo com o diretor comercial e de operações da Sanesul, Onofre Assis de Souza, a redução das perdas de água tratada é uma das diretrizes da Sanesul, que consta no Plano de Metas da Empresa estipulado junto ao Governo do Estado.

“A Sanesul está seguindo a metodologia da Associação Internacional da Água, voltada a um programa de perdas. São feitos vários trabalhos nos municípios operados para obter a redução de perdas de água tratada”, comentou. (Texto: Acom Sanesul).

 

 


Fonte: Acom Sanesul