Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

PMA fiscaliza 22 embarcações nos rios e apreende redes e espinhéis


Apreensão ocorreu nos rios Ivinhema e Paraná, no Parque Estadual Várzeas do Rio Ivinhema

A Polícia Militar Ambiental do Grupamento do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema realizou uma operação fluvial ontem e hoje (5) até às 10h00, na área do Parque e do entorno, nos rios Paraná, Ivinhema, Poitã e afluentes e fiscalizou 22 embarcações com pescadores, além de algumas pessoas que pescavam em barrancos dos rios e todos estavam dentro das normas legais. De qualquer forma, o que tem sido preocupante é a quantidade de petrechos do tipo redes de pesca (petrechos ilegais) armados nos rios.

A equipe retirou três redes de pesca, medindo aproximadamente 150 metros e seis cordas de espinheis, medindo aproximadamente 300 metros, com 30 anzóis cada uma, que estavam armados ilegalmente em diversos pontos dos rios, principalmente no rio Paraná. Os infratores que armaram os petrechos ilegais não foram localizados e nem identificados. Os petrechos foram apreendidos

Esse tipo de fiscalização preventiva é fundamental e tem sido prioritária nos trabalhos preventivos à pesca predatória da PMA, pois a retirada desta quantidade de petrechos ilegais dos rios impede a degradação dos cardumes, tendo em vista o alto poder de captura destes tipos de petrechos. (Com informações Ascom PMA/MS).


Fonte: Ascom PMA/MS