Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Waltinho deixa cargo exaltado com gestão de ‘excelência’ na Sanesul


 

Depois de mais de três anos à frente da presidência da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Walter Carneiro Júnior deixa o cargo exaltado pelas lideranças estaduais e atuais diretores da companhia por uma gestão de excelência administrativa.

No comando da empresa desde 25 de janeiro de 2019, o advogado decidiu desincompatibilizar-se do cargo a fim de postular uma cadeira da Câmara dos Deputados nas eleições de 2 de outubro ao lado do pré-candidato do PSDB ao Governo de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, com quem diz ter a honra de ter atuado em conjunto com a Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), a qual a Sanesul é vinculada. 

Em seu lugar, assume Marta Ferreira Rocha, que atuava na empresa do Governo do Estado como gerente da GEINFRA (Gerência de Infraestrutura administrativa).

Com base eleitoral em Dourados, sua terra natal, Walter Carneiro Júnior deseja defender uma região que já desfrutou do privilégio de contar com três deputados federais e atualmente não tem nenhum representante, uma vez que Geraldo Resende (PSDB) licenciou-se do cargo para ser secretário de Estado de Saúde.

Filho de família tradicional e com pai que teve vida pública de sucesso, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Walter Carneiro, o advogado tem o aval, além do governador Reinaldo Azambuja e do vice-governador Murilo Zauith, de várias lideranças políticas estaduais, incluindo os deputados estaduais Zé Teixeira (DEM) e Barbosinha (DEM).

Responsável por uma gestão eficiente que colocou a Sanesul no ranking das cinco melhores companhias de saneamento do Brasil, Walter Carneiro Júnior recebeu homenagens ao se despedir do cargo mais importante da estatal.

“A Sanesul, por intermédio dos membros de sua Diretoria Executiva e do Conselho de Administração, confere ao senhor Walter Carneiro Júnior, o reconhecimento pela sua gestão de excelência. Fica aqui o nosso agradecimento e o reconhecimento por um trabalho que, sem dúvida, ficará marcado para sempre com grandiosidade. Sua contribuição para a história desta conceituada Companhia e da sociedade sul-mato-grossense jamais será esquecida”, diz texto na placa de homenagem entregue. 

Reinaldo destaca atuação marcante

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com quem o ex-dirigente assinou a primeira PPP (Parceria Público-Privada) com objetivo de universalizar o sistema de esgotamento sanitário, rasgou elogios à gestão.

O chefe do Executivo disse que alguns auxiliares estão deixando o governo para assumir novos caminhos e um dos desafios é submeter-se à avaliação da população, através das eleições, citando, entre os quais, o ex-diretor-presidente da Sanesul.

“Entre eles, está o nosso amigo Walter Carneiro Júnior, que com muita competência e dedicação esteve à frente da Sanesul, empenhando-se no projeto de universalização do esgotamento sanitário. Graças à sua dedicação o Estado vai garantir, muito antes do prazo do marco legal, os benefícios do saneamento básico. Universalizar significa tornar algo comum a todos e Mato Grosso do Sul segue firme no propósito de assegurar a toda população, indistintamente, o saneamento básico, um serviço tão essencial para o bem-estar e à saúde, graças  ao empenho e dedicação de pessoas da qualidade do nosso amigo Walter Carneiro Júnior”, destacou Reinaldo Azambuja.

Presidente da Assomasul destaca atuação do ex-dirigente 

Esse reconhecimento é manifestado por vários outros agentes públicos e lideranças políticas, principalmente pelos investimentos nos 68 municípios onde a companhia mantém a concessão dos serviços públicos nos sistemas de água ES esgoto.

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, classificou como “gestão de excelência” a passagem do advogado na direção da estatal.

"A gestão do Walter Carneiro Júnior à frente da Sanesul foi uma gestão de excelência. Eu, como prefeito e presidente da Assomasul, vejo que ele esteve sempre próximo e atento as necessidades de cada município sendo parceiro dos prefeitos e ao lado da entidade em diversos projetos. Desejo sucesso nessa nova jornada”, enalteceu o líder municipalista.

O deputado estadual Barbosinha (PSDB), que já administrou a Sanesul, disse que só tem a agradecer pelos relevantes serviços prestados por Walter Carneiro Júnior como diretor-presidente da empresa.

O deputado se reportou ao trabalho que fez na direção da empresa e classificou de excelente o desempenho do advogado ao longo do seu mandato, destacando principalmente a “Rota do Saneamento”, programa criado pela Sanesul que já entregou mais de R$ 460 milhões de investimentos em obras de entregues por Walter Carneiro Júnior por determinação do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Eduardo Riedel, pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado.

“Eu acho que foi um trabalho que nós iniciamos lá atrás e na excelente continuidade da sua administrativa. Nós sabemos da importância desses investimentos. É preservação da vida, preservação do meio ambiente e diminuição da mortalidade infantil e de idosos por doenças provocadas por veiculação hídrica.  É muito bom vê a Rota do Saneamento, comandada por você, levando para todos os municípios, assistidos pela Sanesul, investimentos expressivos na parte de água e no serviço de coleta de esgoto”, disse Barbosinha. 

 

Zé Teixeira diz que Walter Carneiro Jr deixa um forte legado

O deputado Zé Teixeira (PSDB) disse que avalia o trabalho como extremamente positivo.

“Waltinho foi uma das maiores surpresas, foi quem conseguiu fazer todas as políticas essenciais de política pública privada para investir tudo quanto é lugar nesse  Mato Grosso do Sul. Eu andei com Waltinho entregando obras de vulto porque saneamento é água tratada e saúde antecipada. Isso ele deixa um legado de um trabalho eficiente, um trabalho extraordinário”, elogiou um dos mais influentes políticos de Mato Grosso do Sul.  

Zé Teixeira ressaltou ainda as qualidades de Walter Carneiro Júnior na condução da gestão pública relacionada ao corpo técnico da empresa, que conta com mais de 1.400 colaboradores que atuam desde a sua sede, na Capital, e em suas 68 unidades consumidoras.

“A forma com que ele tratou os funcionários de carreira da empresa. A forma educada e elegante, a cobrança, levantar o destino para que as pessoas do quadro da empresa efetivamente mostrem a qualidade que eles têm para fazer uma Sanesul séria, trabalhadora e eficiente, isso tem em todas as cidades do estado de Mato Grosso do Sul, que a Sanesul é a gestora”, acrescentou.

O deputado tucano falou ainda sobre o futuro político do advogado, cuja principal base eleitoral é Dourados, segunda maior cidade do Estado.

“Então, quero dizer que ele está saindo para uma empreitada nova. Essa outra empreitada ele tem todos os requisitos. Eu quero estar junto ajudando ele, levando o nome dele junto comigo nessa caminhada. E caso tenha êxito, ele será, na minha visão, um deputado federal dos mais competentes e atuantes para ajudar Mato Grosso do Sul e o Brasil”, colocou Zé Teixeira. (Texto: Willams Araújo).

 

 


Fonte: Willams Araújo