Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

GEMED conclui Formação Remota com encontros pelo MEET


Curso auxilia na resolução de problemas e processos metodológicos e aumenta a motivação e engajamento de professores, coordenadores e diretores de escolas da REME
Formação círculo de palestras dialogadas pelo Meet com os professores da pré-escola.

A Gerência Municipal de Educação e Cultura (GEMED) concluiu, mais uma Formação Pedagógica, direcionada aos professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. A capacitação foi realizada através da plataforma Online, com os encontros acontecendo pelo MEET.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Elayne Paganotti, o curso foi realizado em parcerias com Professores Doutores, da UFMS-Naviraí e UFGD-Dourados, contemplando diretores, coordenadores e professores do Município.

Durante a entrega dos certificados aos participantes da Formação Pedagógica, a Coordenadora destacou o empenho de parceiros que acreditaram na proposta de formação que norteia o fazer pedagógico. “Não poderíamos deixar de agradecer a colaboração da direção e coordenação das escolas participantes, em especial, aos parceiros que atenciosamente aceitaram o convite e muito abrilhantaram nossos encontros pelo Meet e também presencialmente, nas oficinas realizadas em cada unidade escolar”, pontuou Elayne Paganotti.

A formação do docente não termina na conclusão do curso de graduação, sua continuidade se estende ao longo da carreira com a formação continuada. Nessa perspectiva, os marcos normativos que estabelecem a formação continuada como um direito do professor e dever do estado no Brasil são a Constituição Federal de 1988 (CF 88) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 (LDB 9394/96).

“Nesse sentido, a proposta oferecida aos nossos professores tem como objetivo ressaltar a importância da formação continuada para o exercício profissional do professor na educação básica, pois, fomenta o desenvolvimento pessoal e profissional, incentiva a autonomia e prática crítico – reflexiva, possibilita a aquisição de novas habilidades e competências profissionais”, acrescenta a gerente de Educação da Prefeitura de Naviraí.

“A iniciativa da GEMED promove melhorias na qualidade do ensino ofertado em sala de aula, possibilita o compartilhamento coletivo de resolução de problemas e processos metodológicos, aumenta a motivação e o engajamento, promovendo significativas transformações na prática educativa do professor”, finaliza a Gerência de Educação. (Texto: Roney Minella – Ascom Prefeitura de Naviraí).


Fonte: Roney Minella - Ascom Prefeitura de Naviraí