Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Conferência da Unale marca integração de Legislativos de 30 países


Evento, aberto na noite desta quarta-feira, ocorre de 24 a 26 de novembro na capital do Mato Grosso do Sul (Foto: Luciana Nassar/ ALEMS)

 

Maior encontro legislativo da América Latina, a 24ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais foi aberta em Campo Grande e vai até sexta-feira.

Ao som do berrante pantaneiro, Mato Grosso do Sul recebe deputados estaduais de todo Brasil e do mundo. Na noite desta quarta-feira (24/11), a 24ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) foi aberta oficialmente em Campo Grande. Até a próxima sexta-feira (26/11), o centro de eventos Bosque Expo, será palco do maior encontro legislativo da América Latina. Após um ano adiado em razão da pandemia da Covid-19, o evento está de volta e, pela primeira vez, em formato híbrido, com transmissões simultâneas da Unale e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

 

Lídio Lopes ainda destacou que o evento comemora o jubileu de prata da entidade (Foto: Luciana Nassar/ ALEMS)

 

“Ao todo são 1.079 deputados estaduais no Brasil e Mato Grosso do Sul tem a honra de ser palco destas pautas que interessam as Assembleias de todo o país. São debates de reforço da vontade dos deputados em legislar com mais força e poderem contribuir mais com o Brasil, pois são nas bases que acontecem as coisas. Um deputado federal fica um pouco distante com o que acontece nos estados e os deputados estaduais vivem aqui. Sou um entusiasta do Legislativo, as reformas do país acontecem em nossos estados e por isso as experiências sendo trocadas, a ampliação dos debates são necessárias para fazer as reformas que os Estados precisam. Importante firmar mais a posição do papel do deputado estadual, como legislar sobre as questões tributárias. Aqui teremos novidades boas para construímos um Brasil melhor para todos”, argumentou o presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB).

A pandemia da Covid-19 não está sendo simplesmente uma história sobre doenças - é sobre pobreza, fome, educação e economia. Um horizonte de tempo para novas 'normalidades' surgirem com a vacinação e, por isso, os deputados estaduais de vários lugares do mundo reúnem-se para construírem, juntos, planos, estratégias e políticas na transição para o futuro pós-pandemia. “É uma honra poder receber todos os colegas. Essa conferência é de suma importância devido à magnitude dela, um evento que mobiliza os 27 estados do país, traz de maneira híbrida mais de 30 países como federados, ou seja, nós estamos conseguindo colocar Mato Grosso do Sul no centro do mundo. Desde 2013 sonho com esta conferência aqui”, afirmou o deputado pela ALEMS, Lídio Lopes (PATRI), que é também o vice-presidente da Região Centro-Oeste na Unale e presidente da Comissão Organizadora.

Unale 25+ Redesenhando os Caminhos do Parlamento é o tema central do evento, que teve recorde de público neste ano. A entidade, que completa seu jubileu de prata, prestou homenagem a todos os seus ex-presidentes, dentre eles o ex-deputado por Mato Grosso do Sul, Maurício Picarelli, atual gerente da TV ALEMS.

“Perdemos colegas que construíram conosco capítulos da história da Unale. Pela necessidade nos adequamos as mudanças, adotamos medidas de proteção e fomos à luta. Destinamos para cada Assembleia câmeras termográficas - para aferição de temperatura, lançamos uma campanha para incentivar a vacina, nos adaptamos e produzimos vários projetos. Mesmo com toda crise, conseguimos celebrar grandes vitórias e nunca tivemos uma atuação tão significativa com o contexto atual. Fizemos uma maratona para visitar 16 estados. A ALEMS foi fundamental para a realização do evento. Serão dois dias intensos, com objetivo de redesenhar os caminhos do Parlamento. Chego ao final da gestão feliz com o resultado do trabalho”, explicou a atual presidente da Unale, Ivana Bastos (PSD), deputada estadual pelo estado da Bahia.

Presidente da Unale Ivana Bastos agradeceu a colegas de Parlamento (Foto: Luciana Nassar/ ALEMS)

 

Para o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), é o momento oportuno para debater os problemas dos brasileiros. “Vivenciamos a alta inflacionária, fuga de capital e desemprego. E a Assembleia Legislativa é o local onde se debate as soluções destes problemas. Foi na ALEMS que debatemos ações importantes para retomada da economia e programas sociais, que foram vitais para fortalecer os segmentos mais sofridos com a pandemia. Essa Conferência aprofunda a responsabilidade do Parlamento”, considerou o governador que será um dos palestrantes da quinta-feira.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MS, Jaime Verruck, concordou. “A sociedade precisa reconhecer a importância do papel dos legislativos e o quanto os deputados estaduais são facilitadores para o desenvolvimento econômico. O Legislativo de MS tem propiciado leis que trouxeram melhorias no ambiente de negócios e, consequentemente, o desenvolvimento econômico”, ponderou. A noite encerrou com homenagens e uma confraternização aos convidados. (Com informações site Folha de Naviraí).

 


Fonte: Folha de Naviraí