Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

ARTIGO: Ainda temos tempo! (Prof. Me. Ciro José Toaldo)


 

Quando saímos pelas ruas e vemos as vitrines do comércio, deparamo-nos com os enfeites de natal. Esta constatação é uma demonstração da chegada do final de ano. Para muitos, como este escritor, fica a impressão do tempo rápido, ele vai passando de forma despercebida, assim sendo, deparamo-nos frente a mais um final de ciclo.

Daqui cerca de quarenta dias, se finda um ciclo e inicia outro; antes disto, iremos vivenciar o magnifico momento do natal, e depois partiremos para reverenciar o ano de 2022. Espera-se que os preparativos e planos destes festejos estejam a todo vapor, pois existe a expectativa para se desfrutar das maravilhas vindas deste fantástico período.

Assim sendo, perguntamos aos diletos leitores: como estão seus preparativos para a chegada do natal e ano novo? Não desejo adentrar em questões religiosas, familiares, e nem fomentar os anseios particulares destas datas que trazem a memória, alegrias ou tristezas. O intuito é escrever para alertar, ainda há tempo para não deixar a rotina conduzir a existência. Estamos em novembro e a programação para este tempo de encanto pode e deve ser feita. Não imagine ações mirabolantes, apenas, procure sair do seu dia-a-dia. Agende um encontro, uma refeição diferenciada, um propósito, uma reflexão ou quiçá a retomada de um projeto ficado no esquecimento em 2021.

A vida segue seu fluxo e somos seres privilegiados. Particularmente, como acometido pelo Covid 19, permanecendo dias no hospital, tenho motivos para ser grato, pois, infelizmente, alguns colegas vieram a óbito, e isto me marcou profundamente.

Ainda temos tempo, principalmente para celebrar a vida e perceber os encantos de nosso entorno. O famigerado cotidiano nos consome; o trabalho fatigante nos deixa exausto e muitas vezes desanimado. Mas, busquemos a intensidade do viver. Vocês lembram quando escrevemos sobre o Carpe Diem (aproveite o dia de hoje)? Realmente, com tanta tecnologia, ainda muitos não conseguem 'saborear' os encantos de cada dia. Na verdade, eles estão nas pequenas e insignificantes ações, atitudes e propósitos. Vamos tirar da mente estas mentiras: a felicidade chegará com um 'ganho na loteria' ou quando você encontrar um trabalho, onde ganhará muito dinheiro. Estas são questões ilusórias e enganosas e não proporcionam a essência da realização humana.

Ainda temos tempo para essa reprogramação de final de ano. Para muitos, tudo está bem planejada, basta apenas a chegada destas datas. O tempo passa e 'voa', não deixe para as vésperas a sua programação; não tenha a mera ilusão de ter somente o gasto com o seu 'décimo' com a 'farta mesa', extravagância da bebida ou a 'frieza da entrega de presentes sem afeto e emoção'. O amor intenso proporcionado por um abraço, carinho, encontro e reencontro, proporcionados pela intensidade deste momento mágico, devem ser a tônica destas datas.

Deus em sua imensa bondade abençoe todos os arautos entendedores de nossa mensagem: o pleno significado da vida é a simplicidade; sempre haverá tempo para os humildes e puros de coração, poder viver intensamente cada momento da existência.

Pensem nisto e até o nosso próximo artigo.

 

AUTOR: Prof. Me. CIRO JOSÉ TOALDO.

 


Fonte: Prof. Me. CIRO JOSÉ TOALDO