Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Capital do Cone Sul, Naviraí comemora seus 58 anos hoje


Naviraí comemora neste dia 11 de novembro seus 58 anos de vida política independente. (Foto: Assessoria)
 
 
 
 

 

 
 

O município de Naviraí começou a ser fundado em 1952, quando um grupo de empresários paulistas procedentes da cidade de Vera Cruz resolveu investir na região. O município hoje chamado de Naviraí teve como seu principal fundador Ariosto da Riva e os demais sócios da Colonizadora Vera Cruz de Mato Grosso Ltda. (naquela época o Estado não era dividido). O povoado então só era alcançado por via fluvial, através do rio Amambai ou por pequenas aeronaves.

Três anos depois de instalada a Colonizadora, foi aberta a primeira estrada no meio da mata virgem da época, a qual, mesmo de forma precária, servia para ligar a agora pujante Naviraí até Caarapó e, consequentemente, a Dourados.

Na chegada dos primeiros habitantes, eles já observavam a riqueza dessa terra que por sua fertilidade e abundância de seus mananciais produzia as mais variadas culturas. Gradativamente o município começou a ganhar projeção a nível estadual com a chegada de novas famílias, notadamente, de descendentes de japoneses, como Moroyoshi Fukuda, em 1954, ao lado dos irmãos Adati e Katsurayama, iniciando a partir daí os ciclos importantes no setor produtivo, com o cultivo do café, algodão, erva-mate e a industrialização de madeira com as serrarias.

Os primeiros moradores do município recebiam assistência e orientação da Colonizadora através de Moroyoshi Fukuda e Antonio Augusto dos Santos, popularmente conhecido por “Virote” (in memoriam).

O nome Naviraí foi dado por pioneiros da região durante os trabalhos de demarcação das terras. Naviraí vem de “Navidad” (castelhano) que significa natividade e, “Viraí” (guarani) que significa a cor matiz arroxeada e que caracterizava a folhagem de arbustos locais.

A jovem prefeita Rhaiza Matos, filha do saudoso deputado Onevan de Matos, é a prefeita dos naviraienses e vem desenvolvendo um grande trabalho à frente do Executivo Municipal. (Foto: Assessoria)
 

O então vilarejo cresceu a passos largos e conseguiu a denominação de Distrito do município de Caarapó em 22 de novembro de 1958, pela Lei Estadual nº 1.915. A emancipação político administrativa ocorreu através da Lei Estadual nº 1.944, em 11 de novembro de 1963, passando a categoria de comarca em 11 de janeiro de 1975.

Naviraí é um município polo no Extremo Sul do Estado, sendo a região composta por 8 cidades com uma população que ultrapassa a 150 mil habitantes. Integram a região: Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Juti,, Japorã, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Iguatemi, Tacuru e Sete Quedas. (Texto: Jota Oliveira – Regional em Revista).

 


Fonte: Jota Oliveira - Naviraí Notícias