Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

VISA de Naviraí reforça a fiscalização em piscinas coletivas


A Prefeitura de Naviraí, através do Núcleo de Vigilância Sanitária (VISA), iniciou neste mês de novembro o programa “Piscina Segura”. Nesta ação, agentes da VISA farão coletas periódicas de amostras de água, visando garantir o padrão de balneabilidade das piscinas coletivas ou de uso especial.

“Esta ação está focada na saúde e segurança dos banhistas. Por isso, as análises acontecerão nos estabelecimentos colocados à disposição de usuários. Contamos com o apoio técnico do Laboratório Central (LACEN), que apresentará o grau de balneabilidade das piscinas vistoriadas”, explica o gerente do Núcleo de Vigilância Sanitária, médico veterinário José Mário Fernandes.

O responsável técnico pelo Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA) em Naviraí, Pedro Pereira de Souza, salienta que as ações visam a qualidade do serviço prestado aos usuários e o principal objetivo é a proteção da saúde.

Com a aproximação do verão, as pessoas passam a frequentar mais as piscinas de uso coletivo e a realizarem atividades aquáticas, portanto, é nesta época do ano que os problemas causados pelo contato prolongado com a água são mais frequentes.

Além das instalações das áreas aquáticas, como vestiários, dependências sanitárias, as piscinas quando não tratadas corretamente podem oferecer riscos à saúde de seus frequentadores. A grande preocupação é com a qualidade da água e com a possibilidade de transmissão de doenças como hepatite infecciosa, conjuntivite, otites médias agudas, sinusite, eczemas, micoses, impetigo, entre outras.

ORIENTAÇÕES DA VISA – Para evitar doenças os usuários deverão observar os seguintes detalhes antes de entrar em uma piscina:

  A limpidez da água deve ser tal que permita a perfeita visibilidade da parte mais profunda do tanque;

– Verifique se as bordas da piscina estão lisas, sem presença de sujidade e/ou oleosidade;

– Não devem existir azulejos quebrados nem rachados nas piscinas ou trincos;

-O pH da água deverá se situar na faixa entre 7,2 e 7,8;

– A concentração de cloro residual livre mantida na água deverá se situar na faixa entre 0,8 mg/L e 3,0 mg/L;

– A superfície da água deve estar livre de matérias flutuantes, estranhas à piscina, e o fundo do tanque livre de detritos;

– Observar se o sistema de filtração está funcionando, evidenciado pela saída de água dos dutos localizados nas paredes laterais das piscinas.

- Em caso de dúvidas, solicita a administração do estabelecimento, seja clube ou academia, a ficha de operação e controle da piscina, onde deve constar as rotinas de tratamento das piscinas e também os resultados das últimas análises da água. Para mais informações ou denúncias ligue para a Vigilância Sanitária: (67) 3461-0481.

 

ENTENDA A BALNEABILIDADE

É a qualidade das águas destinadas ao contato primário com o ser humano, onde a possibilidade delas serem ingeridas é alta, ou seja, é um instrumento de análises de parâmetros que determinam a adequação da água para a recreação. A condição de balneabilidade segue requisitos específicos que buscam analisar os riscos que a exposição a organismos patogênicos e outros materiais podem causar à saúde humana. É um termo pouco disseminado e conhecido, mas, extremamente importante para conhecer e entender a necessidade da balneabilidade da água da praia, rios, lagos, piscinas naturais ou qualquer lugar que possibilite o banho e práticas esportivas. (Texto: Roney Minella – Ascom Prefeitura de Naviraí).

 

 

 

 


Fonte: Roney Minella - Ascom Prefeitura de Naviraí