Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Escola SESI Naviraí conquista ouro em Olimpíadas de Geografia


A equipe da Escola SESI Naviraí conquistou medalha de ouro em nível estadual nas Olimpíadas Brasileiras de Geografia e de Ciências da Terra (GeoBrasil), realizadas pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Os alunos Vitor Madeira Lorençone, Nestor Moreschi Neto e Caio Trein Montiel, do 2.º ano do Ensino Médio, estiveram sob a orientação da professora Marcela Alves Tiozzo.

A olimpíada consiste-se em quatro etapas eliminatórias, nas quais os alunos respondem a testes e provas que abrangem conceitos de geografia e ciências da terra. Neste ano, todas as etapas da GeoBrasil são realizadas de forma online.

A professora Marcela Alves Tiozzo contou que foram os próprios alunos que demonstraram interesse em participar das olimpíadas, e a Escola SESI apoiou com as inscrições. A medalha de ouro encheu de orgulho a toda a comunidade escolar. “Estou radiante e orgulhosa dos alunos. Essa é uma forma de demonstrar que o Novo Ensino Médio está colhendo bons frutos. As etapas traziam provas, testes surpresa e até a elaboração de um projeto complexo. Os alunos se saíram muito bem”.

Podem participar das olimpíadas todos os estudantes regularmente matriculados em escolas públicas ou particulares do país, no 9.º Ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, orientados por professores. Em Mato Grosso do Sul, inscreveram-se 57 equipes, sendo que foram distribuídas seis medalhas de ouro, nove de prata e 14 de bronze.

Com apoio da Escola SESI, alunos se destacam em competição nacional

O medalhista Vitor contou como foi participar da GeoBrasil. "Durante a realização das três etapas da olimpíada, tivemos de pesquisar e debater sobre muitos assuntos distintos da geografia, tanto física quanto política. Por isso, digo que foi muito proveitoso, já que além de aprendermos mais sobre geografia, tivemos também de desenvolver melhores habilidades de pesquisa e trabalho em equipe. Mesmo não tendo passado para a etapa nacional, atingimos o terceiro lugar do estado com medalha de ouro, e posso afirmar que todos tivemos uma ótima experiência".

O medalhista Nestor valorizou a experiência e se disse otimista para as próximas edições. "Aproveitamos cada segundo. Apesar de cansativas, as questões eram bem elaboradas e inovadoras, sempre nos surpreendendo. Acredito que todos os integrantes do grupo adquiriram muito conhecimento. Ano que vem esperamos um resultado ainda melhor e a tão desejada classificação para etapa nacional". (Com informações Ascom Fiems).

 


Fonte: Ascom Fiems