Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

ELIMINATÓRIAS: Brasil vira em cima da Venezuela e mantém 100%


Com a vitória, o Brasil mantém 100% de aproveitamento após nove rodadas e vai a 27 pontos, na liderança das Eliminatórias
Gabigol comemora o gol da virada do Brasil sobre a Venezuela. (Foto: Lucas Figueiredo)

 

Foi suado, com atuação bem abaixo do normal, mas saiu a nona vitória em nove partidas da Seleção - virada por 3 a 1 contra a Venezuela, em Caracas, no estádio Olímpico da UCV. A melhor notícia foi a boa atuação de Rafinha, o estreante da segunda etapa. Antony também foi bem. A primeira etapa foi de muitas dificuldades. O Brasil saiu atrás em lance de dupla escorregão da defesa - Erick Ramírez aproveitou - e só virou na segunda etapa em dois gols de bola parada - Marquinhos de cabeça e Gabigol de pênalti. No fim, Antony recebeu de Rafinha e fez o terceiro.

Foram 45 minutos muito ruins da seleção brasileira. Embora tenha tido mais a bola (60% x 40%), a equipe de Tite criou pouco e finalizou apenas quatro vezes. Os donos da casa abriram o placar logo aos 10 minutos, em lance de “vídeo cassetada”. Soteldo escapou pelo lado direito, nas costas da defesa, e cruzou para a área. Marquinhos e Fabinho escorregaram ao mesmo tempo, e Eric Ramírez mandou para as redes. Mesmo em desvantagem, o Brasil não conseguiu exercer muita pressão.

Aos 17, Gabriel Jesus teve chance cara a cara com o goleiro, dentro da área, mas chutou para fora – na sequência, o árbitro marcou impedimento. A melhor chance canarinho veio quatro minutos depois, quando Éverton Ribeiro recebeu ótimo passe de Lucas Paquetá e, em vez e finalizar, o meia tentou o passe. A bola desviou na marcação e explodiu no travessão. Empolgada com a surpreendente vitória, a torcida venezuelana chegou até a gritar “olé” enquanto a Vinotinto trocava passes.

No segundo tempo Tite lançou na segunda etapa o estreante Rafinha e tirou Éverton Ribeiro. Cheio de disposição, o estreante partiu para cima, deu trabalho e mostrou um pouco de suas qualidades, com dribles e boa bola parada. Foi dele o cruzamento de escanteio para o gol de Marquinhos, aos 25 minutos.

Naquela altura, o treinador já havia substituído Lucas Paquetá, colocou Vinicius Júnior e ficou com quatro atacantes. O Brasil seguia com dificuldades na criação, mas cercava a área da Venezuela. Em duas bolas paradas fez dois gols - um deles, o de Thiago Silva, foi anulado quando a partida ainda estava 1 a 0.

Tite mexeu mais, com Antony e depois também com Emerson Royal. Mais adiante, entrou Alex Sandro. O Brasil renovou o fôlego e cresceu. Rafinha e Antony fizeram grande jogada até a bola chegar a Vinicius Jr, que bateu para defesa do goleiro. Na sobra, pênalti em Gabigol, que fez o dele e virou. No fim, boa construção de jogada que envolveu Emerson e Rafinha, que deu ótima bola para Antony.

O Brasil volta a campo no domingo, às 18h (de Brasília), contra a Colômbia, em Barranquilla. No mesmo dia, às 17h30, a Venezuela recebe o Equador. Os jogos são válidos pela 5ª rodada e deveriam ter acontecido em março, mas foram adiados por conta da pandemia.

Com a vitória, o Brasil mantém 100% de aproveitamento após nove rodadas e vai a 27 pontos, na liderança das Eliminatórias. A classificação para a Copa do Mundo está muito bem encaminhada - a chance é de 99% segundo o matemático Tristão Garcia. Já a Venezuela segue na última colocação, com apenas quatro pontos ganhos. (Com informações Sul News).

 


Fonte: Sul News