Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Senar traz para Mundo Novo vários cursos de qualificação em 2021


Os cursos foram conquistados com uma parceria firmada entre o Centro de Qualificação Profissional, Sindicato Rural e Senar

Uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal, Sindicato Rural de Mundo Novo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vem trazendo vários cursos a Mundo Novo oferecendo cursos gratuitos para os mundonovenses interessados. Segundo Katiuscia Julião, só em 2021 foram desenvolvidos 28 cursos, sendo que dois deles foram concluídos na última sexta-feira (17): Preparo de Remédios Caseiros e Relações Interpessoais.

No curso de como fazer Remédios Caseiros, coube a instrutora do Senar Rosélia Curi, que é bióloga e pesquisadora de plantas medicinais ministrar os ensinamentos por quatro dias, ou seja, por 32 horas com seis alunos na aprendizagem dos seguintes itens: Shampoo e hidratante para queda de cabelo; Bala de mel, própolis e gengibre; Xarope expectorante; Sabonete Íntimo e Antialérgico; Pomadas para dor e cicatrizante; Comprimidos para verme e outros; Medicamento para pressão.

Por outro lado, no curso de Relações Interpessoais que aconteceu na quinta e sexta-feira, com 16 horas aulas, coube a instrutora Crisler Keler levar seus conhecimentos aos interessados, sendo que a maioria deles eram servidores públicos municipais da Assistência Social, Meio Ambiente e Administração.

Os cursos neste ano estão com um número menor de alunos em virtude do momento pandêmico. Para o próximo mês, segundo o coordenador do centro de Qualificação, Rafael de Medeiros, haverá o curso de Implantação e Manejo Básico de Horta. Serão sete alunos (havia duas vagas no momento da matéria).

Para novembro, serão mais dois cursos: 1) Gestão de Resíduos em Propriedades Rurais (havia quatro vagas), 08 ao dia 10; 2) Conserva de Frutas (havia uma vaga), 24 ao dia 26. (Texto: Jandaia Caetano – Semcos Prefeitura de Mundo Novo).


Fonte: Jandaia Caetano - Semcos Prefeitura de Mundo Novo