Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Itaquiraí inicia campanha ‘Setembro Amarelo’ Prevenção ao Suicídio


 

Com o objetivo principal de prevenir, conscientizar e alertar as pessoas sobre o suicídio no município, a Prefeitura de Itaquiraí por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social , realizaram na manhã desta terça-feira, 14, a abertura oficial da Campanha Setembro Amarelo. O evento aconteceu no ESF Indaiá e será estendido para todas as unidades de saúde do município. A campanha leva informações e orientações sobre como lidar com alguma pessoa que está apresentado sinais depressivos entre outros sintomas.

De acordo com médico psiquiatra Dr. Bruno Bogoni, que presta atendimento na área da psiquiatria, a ideia do setembro amarelo é conscientizar que o suicídio existe, mas que pode ser evitado. “As pessoas precisam entender que depressão não é frescura, não é falta de Deus e não é brincadeira. Muitas vezes este problema está acontecendo dentro de nossas casas e não percebemos. Com o tratamento correto, acompanhamento de profissionais habilitados é possível contornar está situação”, disse o vice-prefeito de Itaquiraí.

Uma roda de conversa foi realizada com a participação da psicóloga do Cras Letícya Grassi de Oliveira, do Assistente Social, Marcos Daniel Echeverria, da secretaria municipal de assistência social, Flávia Rufino, do secretário municipal de saúde Luiz Carlos de Souza e da enfermeira Jéssica Cristine Santos Ribeiro, que partilhou com os presentes, de um momento de sua vida em que passou por uma depressão, chegando até pensar em atentar contra a própria vida.

O prefeito Thalles Tomazelli, ao fazer uso da palavra, destacou que está sendo cada vez maior o desafio de combater esse fator complexo que é o suicídio no País. “Sendo assim, no município de Itaquiraí, iremos fazer o possível para combater esse grave problema que tira a vida de aproximadamente 12 mil pessoas por ano no Brasil e cerca de 1 milhão de pessoas no mundo. Deixo registrado os agradecimentos a toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde, do ESF Indaiá, Secretaria de Municipal de Assistência Social e CRAS, por estarem levando essas importantes orientações para nossa gente”, finalizou o chefe do executivo. #TodosPelaVida. (Texto: Guiomar Biondo – Decom Prefeitura de Itaquiraí).

 

 

 


Fonte: Guiomar Biondo - Decom Prefeitura de Itaquiraí