Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Max Verstappen vence e toma liderança de Hamilton na Fórmula 1


O piloto da casa dominou treinos e a prova e liderou a corrida de ponta a ponta

 

Diante de quase 70 mil torcedores, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu o GP da Holanda, neste domingo (5), e ultrapassou o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, na liderança da F1.

Há 36 anos, o país não recebia uma corrida da categoria, a última havia sido em 1985. O circuito de Zandvoort é o segundo com o maior número de voltas na temporada, com 72 voltas está atrás apenas do GP de Mônaco, com 78.

O piloto da casa dominou treinos e a prova, o que levou os holandeses ao delírio neste final de semana.

Os torcedores recepcionaram o heptacampeão mundial com vaias e reforçaram o coro pelo piloto da casa, Verstappen.

Se tivesse levado a melhor em Zandvoort, Hamilton romperia mais uma marca em sua gloriosa carreira, dessa vez a de ser o único piloto a ganhar em 30 circuitos diferentes.

Hamilton também tornaria o primeiro a contabilizar 4 mil pontos. Ou seja, a pressão estava sobre o holandês.

Na largada, o pole Verstappen e os pilotos da Mercedes, Hamilton e o finlandês Valtteri Bottas, mantiveram suas posições, seguidos pelo francês Pierre Gasly, da AlphaTauri, o monegasco Charles Leclerc, Ferrari, e o espanhol Carlos Sainz, da Ferrari.

Vale uma menção para o começo de prova do espanhol Fernando Alonso, bicampeão de F1 (2005 e 2006).

Ele, que completou 40 anos no dia 29 de julho, largou em nono e ganhou duas posições em menos de uma volta, deixando para trás o italiano Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, e o seu companheiro de equipe Alpine, o francês Esteban Ocon.

Verstappen liderou a corrida de ponta a ponta. Nas voltas finais Hamilton tentou encurtar a desvantagem, mas não conseguiu impedir a vitória do seu rival na briga pelo título.

Com a 7ª vitória, o holandês toma a liderança de Hamilton, algo que já poderia ter acontecido no domingo passado no GP da Bélgica.

Mas, naquela ocasião, a corrida teve um atraso de mais de três horas em razão de uma forte chuva, e os pilotos completaram somente quatro voltas, o que garantiu, segundo o regulamento, a metade dos pontos em disputa.

Verstappen, então, somou 12,5 pela vitória (e não 25 pontos) e chegou a 199,5 pontos, insuficiente para superar Hamilton, o terceiro colocado na Bélgica e que agora soma 202,5 na liderança do Mundial.

 

VEJA O RESTANTE DO CALENDÁRIO DA TEMPORADA 2021 DA F1

12.set - GP da Itália - Monza

26.set - GP da Rússia - Sochi

10.out - GP da Turquia - Istambul

24.out - GP dos EUA - Austin

07.nov - GP do México - Cidade do México

14.nov - GP de São Paulo - Interlagos / São Paulo

21.nov - GP do Qatar*

05.dez - GP da Arábia Saudita - Jeddah

12.dez - GP de Abu Dhabi - Yas Marina

*confirmação pendente. (Com informações Jornal Correio do Estado).

 

 

 

 


Fonte: Jornal Correio do Estado