Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

PMA prende em flagrante e autua pescador utilizando petrecho ilegal


A Polícia Militar Ambiental deflagrou ontem (1) a operação Hot Point em todo o Estado, visando a prevenção e repressão à pesca predatória, neste momento crítico, em que grandes cardumes começam a se formar para o período reprodutivo e também há muitos pescadores nos rios. O monitoramento dos cardumes, especialmente nos pontos que eles são mais vulneráveis, como as cachoeiras e corredeiras está sendo realizado dia e noite pelas 26 Subunidades da PMA.

Nesta quarta-feira (1) à noite, Policiais Militares Ambientais de Aquidauana realizavam fiscalização no rio Aquidauana em região de corredeiras (pontos críticos) e prendeu um pescador por pescar com petrecho proibido (tarrafa), em local proibido e capturar pescado abaixo do tamanho mínimo permitido. Os policiais avistaram o infrator e mais dois outros pescadores, praticando a pesca predatória, em um local denominado Cachoeira do Morcego (local proibido para a pesca), localizado no Distrito de Camisão, a 15 km da cidade, utilizando tarrafas (petrecho proibido).

Dois infratores conseguiram fugir com os petrechos, devido ao tempo levado para a ancoragem da embarcação da PMA à margem do rio e não foram alcançados. O pescador preso já havia capturado três exemplares de peixes da espécie pintado, medindo: 110, 102 e 60 centímetros, este último abaixo do tamanho mínimo permitido de captura que é de 85 centímetros para a espécie. Os peixes apresentavam sinais de captura pelo petrecho ilegal de malha. O pescado, pesando 25 kg, foi apreendido.

O infrator, auxiliar de serviços gerais (26), residente no Distrito de Camisão, recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, onde ele foi autuado em flagrante por crime ambiental de pesca predatória. Ele também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 1.200,00. O pescado será doado para instituições filantrópicas, depois de periciado.

Felizmente a PMA está monitorando os cardumes na operação Hot Point. Esses três elementos com esse tipo de petrecho ilegal, naquele local onde a pesca é proibida e, ainda, com o rio com nível de água baixo como está é possível capturar peixe até com as mãos, poderiam dizimar o cardume rapidamente. (Com informações Ascom PMA/MS).

 


Fonte: Ascom PMA/MS