Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Prefeito de Rio Brilhante denuncia servidores ao MPE por fraude


Auditoria interna constatou desvio de recursos em posto de gasolina

 

O prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni (MDB) denunciou a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual (MPMS) nesta quinta-feira (22), um esquema de desvio de dinheiro público praticado por servidores do município.

Foroni suspeitou de gastos excessivos com combustíveis e compra de peças automotivas através do Cartão Tauros, da prefeitura de Rio Brilhante.

O prefeito determinou então, que um levantamento de gastos fosse realizado em todas as secretarias.

De acordo com a prefeitura, foi constatado um esquema envolvendo funcionários comissionados que estariam fraudando o sistema através de cargos de confiança.

Após auditoria interna, o prefeito descobriu o esquema de fraude em um posto da rede em Nova Alvorada do Sul, cidade a 45 km de Rio Brilhante.

No esquema, estaria envolvido um ex-funcionário público de Nova Alvorada do Sul, que reside naquela cidade.

Por ora, não está descartada ainda, a participação de outras pessoas. Pelo menos dois suspeitos já foram exonerados.

 “Não compactuamos com nenhuma ilegalidade e cumpriremos com rigor a missão de zelar pelos recursos públicos, tanto que já estamos adotando todas as medidas cabíveis”, disse o Foroni.

O valor desviado ainda não foi informado pela prefeitura.

 

FRAUDE

O esquema funcionava da seguinte maneira: a rede Taurus emite os cartões de abastecimento para veículos públicos em nome dos motoristas, que são responsáveis por cada abastecimento e controle da quilometragem.

No entanto, a empresa também emite alguns cartões genéricos, que ficam em poder de alguns servidores ou secretários para o abastecimento da patrulha de máquinas rurais ou para liberações extraordinárias caso ocorra o travamento do cartão de algum motorista.

Foi com o uso destes cartões genéricos que os suspeitos conseguiram desviar os recursos públicos.

O prefeito afirmou que esse episódio causa uma profunda dor e revolta. "Mas iremos a fundo na investigação, não medindo esforços para descobrir se existem mais pessoas envolvidas”, ponderou Foroni.

 

INVESTIGAÇÃO

Além dos desvios praticados em Nova Alvorada do Sul, uma empresa de Dourados também está sendo investigada por receber pagamentos da prefeitura por serviços em veículos de Rio Brilhante que não foram levados para a manutenção.

A investigação inclui ainda, gastos exorbitantes feitos em duas empresas de Campo Grande, sendo que oficialmente apenas alguns produtos foram adquiridos em valores muito menores que os apurados.

Todos os fatos constatados na auditoria interna foram narrados em relatórios e entregues à Polícia Civil e ao Ministério Público Estadual. (Com informações Jornal Correio do Estado que extraiu notícia do Rio Brilhante em Tempo Real).

 

 


Fonte: Jornal Correio do Estado