Sábado, 20 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

PMA autua infratores presos pelo DOF por exploração ilegal de madeira


 

Policiais Militares Ambientais de Naviraí foram solicitados a comparecer, próximo a região de reserva Legal do Assentamento Santa Rosa em Itaquirai ontem (6) à tarde, devido a apreensão de madeira da espécie peroba rosa e amendoim-bravo realizada pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF). Durante a operação do DOF foram presos sete infratores e apreendidos dois adolescentes, todos do sexo masculino.

Os infratores foram flagrados pelos Policiais do DOF derrubando vegetação nativa do Bioma de Mata Atlântica e abrindo clareiras, na reserva legal (área protegida) do assentamento e de fazendas vizinhas. Os Policiais Militares Ambientais foram ao local e efetuaram a cubagem da madeira que perfez 56 m³. A madeira e duas motosserras e um veículo Volkswagen GOL utilizados no crime foram apreendidos pelo DOF na ação criminal e pela PMA administrativamente (Ação julgada pelo órgão ambiental Estadual - Imasul).

Os infratores presos e apreendidos pelo DOF, foram autuados administrativamente e foram multados em R$ 57.000,00 pela PMA. Eles também responderão criminalmente por exploração ilegal de madeira em área protegida (bioma Mata Atlântica e Reserva Legal), com pena de um a três anos de detenção, bem como uso de motosserra ilegal, com pena de três meses a um ano de detenção, além de associação criminosa, com pena de reclusão de um a três anos de detenção. (Com informações Ascom PMA/MS).

 


Fonte: Ascom PMA/MS