Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Itaquiraí desenvolve ações no Porto Santo Antônio contra Leishmaniose


Equipes da Vigilância Sanitária e da Epidemiológica desenvolveram ações contra a leishmaniose. (Foto: Assessoria)

 

As equipes de Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde do município de Itaquiraí realizaram nesta quinta-feira (02) ações realizando testes rápidos em cachorro para verificam a possível existência de leishmaniose canina, bem como, levando à população daquela localidade, em especial, junto a Colônia dos Pescadores, orientações sobre essa doença que pode atingir os cachorros, como também, os seres humanos.

Segundo os integrantes das duas equipes do Controle de Vetores, leishmaniose é uma doença que se não for tratada adequadamente, pode apresentar uma taxa de  mortalidade de até 90%, porque os sintomas são variados, dependendo da fase e da forma da doença em cada animal canino.

“A leishmaniose tegumentar americana (LTA ou “ferida brava ou úlcera de bauru”) é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoário do gênero Leishamania, de transmissão vetorial, que acomete pele e mucosas. Durante estudo realizado em parceria com o Estado na área do Porto Santo Antônio (Colônia dos Pescadores), localizado no assentamento Sul Bonito, foi colocado armadilhas, onde foram capturados milhares de Flebotomíneos – Mosquito Palha”.

As duas equipes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica fizeram um levantamento dos casos de leishminiose tergumentar americana no município nos últimos 10 anos, sendo que 23,52% dos casos constatados são da região do Porto Santo Antônio. Sendo assim, achamos importante essa realização de uma atividade na região, com o objetivo de realizar orientação e investigação de reincidência em casos tratados anteriormente. (Texto: Guiomar Biondo – Decom Prefeitura de Itaquiraí).

 

 

 

 


Fonte: Guiomar Biondo - Decom Prefeitura de Itaquiraí