Sábado, 20 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Ferramenta disponibiliza informações estratégicas sobre o IFMS


Painel Central de Informações Estratégicas (CIE) apresenta os principais indicadores da instituição, com objetivos de auxiliar na gestão do conhecimento e aprimorar a transparência

Encontra-se disponível para acesso no site do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) a Central de Informações Estratégicas (CIE), painel que apresenta os principais indicadores das áreas estratégicas da instituição.

A ferramenta pode ser acessada na seção IFMS em Números, que reúne outros painéis institucionais.

O painel foi desenvolvido entre junho de 2020 e fevereiro de 2021, a partir da tecnologia Data Studio, com dados  fornecidos pelos respectivos setores e inseridos no sistema pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi).

Foram responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta a Diretoria de Planejamento e Gestão do Conhecimento (Dipla) e a Coordenação da Gestão do Conhecimento (Cogec).

O diretor de Planejamento e Gestão do Conhecimento do IFMS, Diego Tadeu da Silva, lembra que a informação é a matéria-prima mais valiosa para a gestão de uma instituição.

“A Central visa auxiliar na gestão do conhecimento, na tomada de decisão dos gestores, na verificação de oportunidades de melhorias em decisões estratégicas passadas, na mensuração da produtividade das áreas de atuação, na melhoria do suporte aos estudantes e no controle das ações realizadas pelo IFMS”, explica Diego.

As informações, disponíveis em formato online, estão separadas por áreas: Administração, Desenvolvimento Institucional, Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação, Gestão de Pessoas, Auditoria Interna, Comunicação Social, Educação a Distância e Tecnologias Educacionais, Tecnologia da Informação, Ouvidoria Interna e Indicadores Institucionais.

Com a ferramenta, a instituição aprimora a tranparência, pois com a disponibilização de dados de forma ativa qualquer cidadão pode acompanhar detalhadamente o que o IFMS tem feito em todas as áreas.

Na área de Ensino, por exemplo, estão disponibilizadas informações sobre cursos, matrículas, certificações, permanência e assistência estudantil. Na área de Administração, o interessado pode obter informações sobre licitações, contratos, execução orçamentária, infraestrutura, entre outras.

“A CIE demonstra a responsabilidade e o compromisso da instituição com a transparência em suas áreas de atuação, apresentando um painel de informações com acesso intuitivo e  integrado”, destaca o diretor.

Por meio da ferramenta é possível exportar e fazer download de relatórios das informações em formatos variados, como PDF, formatos Google, Microsoft Office, entre outros.

IFMS em Números - O painel que leva o nome da seção foi disponibilizado em setembro de 2020 e permite o acompanhamento do orçamento do IFMS.

O conteúdo é atualizado automaticamente a partir de dados do sistema do Tesouro Gerencial, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com o orçamento previsto e o executado pela instituição no decorrer do ano.

A seção IFMS em Números disponibiliza ainda outros três painéis: dois deles tratam do planejamento anual das unidades da instituição e um apresenta informações sobre o mapeamento de processos na reitoria. (Texto: Ascom IFMS).

 

 


Fonte: Ascom IFMS