Sábado, 20 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Constituinte e pai da UEMS, Walter Carneiro prepara biografia


Dono de um discurso eloquente e um dos mais célebres e respeitados políticos do Estado, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Walter Benedito Carneiro, prepara sua biografia.

A obra literária está sendo escrita pelo conceituado jornalista e escritor corumbaense Edson Moraes, autor do livro “Bugre Rima com Estrelas”.

Na iminência de completar 80 anos, vai contar sua trajetória de vida, envolvendo sua devoção por São Benedito de Cuiabá, a arte de fazer política e a paixão eterna pelo seu time do coração, o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro.

Autor da emenda constitucional que criou a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), com sede em Dourados, sua base eleitoral, Walter Carneiro sempre foi visto como um político sério e visionário, não apenas pelo fato de ter se dedicado à fundação da instituição de ensino que hoje compõe o grande polo universitário douradense, mas pelas suas obras e projetos voltados à educação, principalmente. 

Não foi à toa que o nobre parlamentar, à época, foi homenageado pela própria instituição universitária, que deu o nome ao Bloco A – “Deputado Walter Benedito Carneiro” (Piso superior), onde funciona a PROAP (Pró-Reitoria de Administração e Planejamento).

Entre os relatos de sua carreira vitoriosa, incluindo três mandatos de deputado estadual, deve dar ênfase a história da Assembleia Estadual Constituinte, da qual fez parte com outros 17 colegas deputados, que culminou com a promulgação da primeira Constituição Estadual em dia 13 de junho de 1979.

A Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul foi concebida na primeira Constituinte do Estado, em 1979, e implantada em 1993.

Médico veterinário formado pela UFF (Universidade Federal Fluminense) do Rio de Janeiro, Walter Carneiro é casado com Elizete Vieira Carneiro e se orgulha dos quatro filhos: Walter Carneiro Júnior, advogado e diretor-presidente da Sanesul; João Alfredo, advogado e Auditor do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado); Kassilene, empresária do ramo hoteleiro, e Graziele, dentista, que lhe deram seis netos -- três homens e três mulheres.

Autor de dois livros -- Exercício de Democracia I e Exercício de Democracia II --, Walter Carneiro teve destacada vida pública, sendo eleito deputado Constituinte em 1979/83, deputado estadual na legislatura 1983/87, e também na de 1987/91.

O grande orgulho da população douradense e fato inédito até hoje foi quando um político local chegou à Presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, durante a 2ª Legislatura (Fevereiro de 1983 a Janeiro de 1985), oportunidade em que Carneiro garantiu grandes investimentos e conquistas não apenas para a cidade, mas para toda a região.

Também foi líder do Governo na Assembleia Legislativa do visionário governador Pedro Pedrossian, de quem teve aval para sua brilhante ideia de fundação da UEMS.

Teve papel fundamental na emancipação de municípios, como o projeto de lei que criou Douradina e Júti, este último desmembrado de Caarapó.

Criou ainda vários distritos, como Cruzaltina em Douradina; Vila Formosa, em Dourados; Presidente Castelo em Deodápolis; Morraria do Sul, em Bodoquena; Santa Terezinha, em Itaporã, além da denominação de Distrito de Indápolis, em Dourados.

“Na área jurídica, criamos a Comarca de Itaporã e a de Bandeirantes, além da criação da Entrância Especial de Dourados, emenda de minha autoria ao Código de Organização Judiciária e que foi acatado pelo Tribunal de Justiça na presidência do desembargador Gerval Bernardinho”, descreve ele.

Antes de sua atuação brilhante no Parlamento Estadual, Carneiro exerceu cargo na Câmara de Vereadores de Dourados, onde atuou por dois mandatos, no período de 1973/78.

Por iniciativa do ex-vereador Walter Brandão da Silva, o ex-deputado foi homenageado pela Câmara Municipal, em sessão solene no dia 4 de dezembro de 1992, com o título de Cidadão Douradense. (Texto: Willams Araújo – Ascom Assomasul).

 

 


Fonte: Willams Araújo - Ascom Assomasul