Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Cinco dicas para não cair em golpes ao comprar pela internet


Empresa lista ferramentas gratuitas para que consumidores não caiam em armadilhas

 

 

Dia dos Namorados deve movimentar as compras virtuais em todo o País. Uma startup campo-grandense especialista em segurança digital alerta para os perigos de confiar em qualquer site de e-commerce.

Alessandro Fontes, CEO da Reduza, afirma que muitas vezes golpistas clonam as páginas de lojas por vezes famosas. Os clientes então fornecem os dados e acabam enganados.

Outro problema é de ordem prática, já que descontos na maioria das vezes não inclui o frete e na hora de fechar a conta, o consumidor descobre que está, na verdade, pagando bem mais do que no concorrente que mostrava quanto cobraria para entregar a encomenda.

 Fontes ensina cinco caminhos práticos para evitar cair em quaisquer tipos de golpes online.

O primeiro é checar se o endereço do site que aparece na barra do navegador de internet realmente é o oficial da empresa.

Além disso, existem ferramentas gratuitas em que os consumidores internautas podem checar para consultar o tempo em que a companhia detém aquele domínio de internet. Uma empresa tradicional e com fama conhecida terá um bom tempo de registro.

Também é necessário verificar se o “cadeado verde” aparece na barra de endereços. Sozinha, essa característica não indica que a página é totalmente confiável, mas é mais uma das pistas a serem colhidas pelos consumidores.

Acessar portais como Reclame Aqui e consumidor.gov.br ajudam a verificar como a empresa age com outros consumidores, se existem reclamações e quais foram os principais problemas.

Por fim, acrescenta Fontes, existem ferramentas que fazem uma varredura na segurança do site e buscam até por malwares que possam estar escondidos por trás das imagens e links, como é o caso do Site Check.

É preciso também verificar se o próprio computador ou celular usados para acessar os sites de compras não estão infectados por vírus que também podem roubar os dados dos clientes.

Manter os antivírus atualizados e fazer varreduras constantes são itens que não podem faltar na lista de quem cada vez mais está fazendo tudo atrás de uma tela. (Com informações Jornal Correio do Estado).


Fonte: Jornal Correio do Estado