Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Detran abre inscrições em curso de formação de instrutor de trânsito


São 40 vagas disponíveis para o público em geral na cidade de Dourados
Curso irá formar instrutores de trânsito. (Foto: Arquivo / Correio do Estado)

 

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) está com inscrições abertas para o curso de formação de instrutor de trânsito, em Dourados.

Para participar do curso é necessário ser maior de 21 anos, ter ensino médio completo, ser habilitado no mínimo há dois anos e ser aprovado em avaliação psicológica para fins pedagógicos.

Avaliação psicológica é de responsabilidade do candidato, que deverá apresentar o laudo para confirmar a matrícula, e deve ser feita com profissionais credenciados pelo órgão.

Inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, no site do Detran, de hoje até o dia 31 de maio, ou até se completarem as vagas disponíveis.

Candidatos de outras cidades também podem se inscrever, no entanto, as aulas serão apenas em Dourados.

Curso terá a carga horária total de  00 horas-aula, ministradas no período de 7 de junho a 30 de julho no auditório da Agência Regional de Dourados, que fica na Rua Coronel Ponciano, 600, Jardim Jequitibá.

Formação será de segunda a sexta-feira em período integral.

A grade curricular traz aulas de: Fundamentos da Educação,  Didática, Língua Portuguesa, Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros e Medicina do Tráfego, Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito,  Psicologia Aplicada à Segurança no Trânsito, Noções sobre o Funcionamento do Veículo de 2 e 4 Rodas/Mecânica Básica, Prática de Direção Veicular em Veículos de 02 e 04 Rodas (teóricas e práticas) Prática de Ensino Supervisionado.

Aulas de prática de direção veicular serão realizadas em sábados programados, das 7h30 às 11h55 e das 13h30 às 17h55, e as aulas de Prática de Ensino Supervisionado acontecerão no período diurno ou noturno, inclusive aos sábados, domingos e feriados, caso haja necessidade.

A Prática de Ensino Supervisionado abrange aulas teóricas destinadas à elaboração de instrumento de observação de aulas, de planos de aula e de relatórios, ministradas no local do Curso; e observação de aulas em Centro de Formação de Condutores credenciados pelo Detran.

O aluno será submetido a uma avaliação a cada disciplina finalizada e será considerado aprovado quem obtiver aproveitamento mínimo de 70% das avaliações e frequência de 75% em cada disciplina.

Após a conclusão e aprovação em todas as disciplinas, inclusive de prática de estágio supervisionado, o aluno deverá ministrar uma aula diante de uma equipe formada por instrutores/Professores da Escola Pública de Trânsito.

O candidato aprovado receberá a certificação digital, que será liberada em até cinco dias.

O edital completo está disponível no Diário Oficial do Estado, nº 10.513, edição de sexta-feira (20). (Com informações Jornal Correio do Estado).

 


Fonte: Jornal Correio do Estado