Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Fiação Copasul comemora 25 anos e investe R$ 60 milhões em ampliação


Unidade em Naviraí recebe ampliação para produzir mais 600 toneladas de fios por mês e gerar empregos e renda para o município
Indústria de fios da Copasul, a Fiação nasceu da necessidade de agregar valor ao algodão produzido por cooperados. (Foto: Assessoria)

A Fiação Copasul completa nesta quinta-feira, dia 20 de maio, o aniversário de 25 anos de sua inauguração. Consolidada no mercado de fios de algodão e fornecedora de fios para as principais malharias e tecelagens de São Paulo e da região Sul do país, a Fiação Copasul segue sendo uma indústria genuinamente naviraiense e totalmente dedicada a esta terra.

Neste ano comemorativo, quando marca seu Jubileu de Prata, a indústria de fios da cooperativa Copasul presenteou a comunidade sul-mato-grossense, em especial o município de Naviraí, com o anúncio da construção de uma Fiação II, anexa a fábrica já existente e que terá capacidade para produzir 600 toneladas de fios por mês.

“Chamamos de Fiação II, no entanto configura uma ampliação da Fiação de Algodão, já que ficarão juntas as estruturas. O diferencial será a tecnologia e modernidade das novas instalações”, comenta o Presidente Executivo da Copasul, Adroaldo Taguti, destacando um investimento em torno de R$ 60 milhões e a previsão de término da obra para o final do ano.

A Fiação II aumentará a capacidade de produção de fios da cooperativa para algo em torno de 2 mil toneladas de fio por mês, consolidando a Fiação Copasul como uma das grandes fiações do Brasil, além de proporcionar a Naviraí mais empregos e impacto social positivo. “Quando nasceu, em 1996, a proposta da diretoria da Copasul, na época encabeçada pelo presidente senhor Sakae Kamitani, era de que a mão de obra fosse toda de Naviraí. Duas décadas depois, vemos colaboradores que completam 10, 15, 20 e até mesmo 25 anos de trabalho na Fiação, consolidando a ideia de que a indústria nasceu naviraiense e tem a missão de contribuir para esta cidade e o MS. Nossa meta é manter isso com a nova estrutura”, disse o presidente do Conselho de Administração, Gervásio Kamitani.

 

CRESCIMENTO

A Fiação Copasul iniciou as atividades com capacidade para 200 toneladas de produção mensal e teve esta capacidade ampliada até chegar ao potencial de hoje, quando pode produzir até 1400 toneladas mensalmente. Nascida moderna, a Fiação sempre esteve em busca do que há de mais atual, tanto em maquinários quanto em treinamentos para os colaboradores.

“Com este diferencial de pessoas e equipamentos, além do jeito de ser da Copasul nascido na Fiação e que foi um legado do senhor Sakae Kamitani, temos uma posição comercial muito consolidada. Palavras como qualidade, pontualidade e confiança marcam nossas relações comerciais”, destaca Jaime de Oliveira Macedo, gerente comercial de fios da Copasul, lembrando que malharias e tecelagens como a Saltorelli, Nossa Senhora do Belém, Nilcatex, Caravela, Lepper e outras dos eixos de São Paulo e Santa Catarina, principalmente, são clientes há vários anos.

 

COMPROMISSO

Em 2021, com a pandemia do coronavirus, as comemorações do aniversário ficaram contidas. No entanto, com todas as demonstrações de cuidado e respeito com seus colaboradores, a Fiação Copasul não parou as atividades e ainda bateu recordes de produção e faturamento. Compromisso com a missão que a move, com a gente desta terra e com a economia do município e de nosso Estado.

 

HISTÓRIA

Dezoito anos depois da instituição da Copasul, inicialmente uma cooperativa de produtores de algodão da região de Naviraí, foi inaugurada a Fiação Copasul, a primeira indústria da cooperativa e a primeira fiação do Mato Grosso do Sul, que nasceu para agregar valor à produção local do algodão. O projeto audacioso se concretizou no dia 20 de maio de 1996.

 

A Fiação sempre foi um sonho desde a fundação da Copasul, cooperativa que trabalhava com uma usina de beneficiamento do algodão em Naviraí. O então presidente da Copasul, Sakae Kamitani, e demais cooperados e colaboradores, visitaram quase todas as fiações do país para conseguir informações relevantes e suficientes que embasassem a implantação da Fiação em Naviraí, liderada por Akiyasu Komeda, engenheiro têxtil formado no Japão e quem desenvolveu o projeto.

Ao longo destes anos, a Fiação Copasul seguiu investindo em tecnologia de ponta para a fabricação de fios, passando por grandes processos de modernização com foco no aumento da competitividade, através do aumento da produção com a melhor tecnologia disponível no mercado mundial. (Texto: Ascom Copasul).


Fonte: Ascom Copasul