Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

MS bate recorde de apreensão de drogas nos primeiros meses do ano


Mais de 192 toneladas de drogas foram apreendidas de janeiro a abril no Estado
Nos primeiros quatro meses do ano, MS bate recorde de apreensão de drogas - Divulgação Sejusp

Mato Grosso do Sul apreendeu 192,4 toneladas de drogas nos quatro primeiros meses do ano, de acordo com os dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Em contrapartida, no mesmo período de 2020 foram apreendidas 98,1 toneladas, uma variação de 96%, segundo o órgão.

A maconha continua sendo a droga mais apreendida no Estado, com 188,5 toneladas retidas, frente a 95,8 toneladas no ano passado.

O diretor do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) de Mato Grosso do Sul, coronel Wagner Ferreira da Silva, ressalta que as possíveis causas para esses aumentos estão relacionadas com a oferta e a procura pelos entorpecentes.

“O aperfeiçoamento da atividade de inteligência policial dos órgãos estaduais e devido à política estadual de enfrentamento às organizações criminosas, que focou na integração das forças de segurança e nos permitiu estar, maciçamente presente, em nossas Fronteiras”, destacou.

Wagner pontua que as operações de apreensão no Estado prestam serviço para todo o País no combate ao tráfico.

“O crime organizado mantém os mesmos métodos na tentativa de transpor nossas fronteiras rumo aos grandes centros brasileiros, que nos exige muito empenho para interceptar as cargas de drogas, combater a lavagem de dinheiro e descapitalizar quem financia a violência no Brasil”, relatou coronel Wagner.

No mês de fevereiro, o DOF apreendeu 20 toneladas de maconha na rodovia MS-386, entre os municípios de Amambai e Ponta Porã, sendo essa a maior apreensão do ano, até o momento.

O motorista, de 37, disse que pegou a carga de milho em Ponta Porã e seguiria até Guaíra (PR), onde receberia novas instruções para o itinerário.

A ação ocorreu em virtude da Operação Hórus, em parceria com a Sejusp e com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem apresentado resultados muito positivos em favor da sociedade.

 

APREENSÕES RECORDES

Mato Grosso do Sul tem registrado recorde de apreensão nos últimos meses, em janeiro e fevereiro deste ano, o DOF apreendeu 41.361,260 toneladas de drogas, um aumento de 336,54% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram apreendidas 9.474,774 toneladas.

Em agosto do ano passado, equipes do DOF realizaram a maior operação da história do Brasil ao apreender 33,3 toneladas de maconha com valor estimado em R$ 50 milhões.

Dois homens foram presos pelo crime, a dupla foi parada pelos policiais em uma estrada de acesso a MS-166, rodovia que liga a região de Antônio João, na fronteira com o Paraguai, a Maracaju. A via é uma das principais rotas do tráfico de drogas no Estado. (Com informações Jornal Correio do Estado).


Fonte: Jornal Correio do Estado