Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Durante a semana, temperatura começa a ter queda no Estado


Céu ficará nublado, com chuvas volumosas em algumas regiões de Mato Grosso do Sul
Domingo inicia com céu nublado em Campo Grande. (Foto - Ana Karla Flores)

 

Final de semana termina com queda na temperatura na Capital. A partir deste domingo (25) as temperaturas começam a registrar ligeira queda em todo Mato Grosso do Sul.

Estimativa do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indica chuva generalizada para a parte oeste do Estado, que pode ter chuvas volumosas que exigem atenção. Para o restante de Mato Grosso do Sul as condições serão de céu parcialmente nublado a claro. 

Neste domingo, a umidade relativa do ar poderá variar entre 30% a 90%, enquanto a intensidade dos ventos pode ser de fraca a moderada em todas as regiões. 

As temperaturas em Mato Grosso do Sul poderão registrar mínima de 15°C e máxima de 36°C. Em Campo Grande a variação está estimada em 20°C a 31°C.

O tempo deve mudar em Mato Grosso do Sul neste fim de semana, com o avanço de uma frente fria que traz a primeira grande onda de frio do ano e deve derrubar temperaturas.

De acordo com estimativa de meteorologistas do Climatempo, a massa de ar frio de origem polar deve ter intensidade de moderada a forte.

A partir de segunda-feira (26), com o deslocamento da frente fria, as temperaturas devem ter nova queda, mais acentuada.

Há indicativo de enfraquecimento dessa massa de ar frio no decorrer da próxima semana com o aumento gradativo das temperaturas.

Entre 27 de abril e os primeiros dias de maio, o tempo deve voltar a ficar seco e sem expectativa de chuva.

 

OUTONO

De acordo com a especialista em meteorologia Franciane Rodrigues, na estação do outono as chuvas começam a reduzir no interior do país e há as primeiras impulsões de massa de ar frio, que provocam declínio das temperaturas do ar.

A estação do outono possui características como dias menores e noites maiores; temperaturas e umidade relativa do ar mais baixas em relação ao verão; aumento da incidência de ventos e aparecimento de frutas em plantas.

A partir de maio, tem início o período seco na parte central do país. Dessa forma, a redução das chuvas contribui para a elevação das temperaturas.

 


Fonte: Jornal Correio do Estado