Terca-Feira, 16 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Naviraí mantém ações no atendimento de alunos com deficiência


Mesmo no período de pandemia do coronavírus Educação Inclusiva é realizada pela Gerência de Educação
Mesmo no período de pandemia do coronavírus Educação Inclusiva é realizada pela Gerência de Educação

 

 

A Gerência Municipal de Educação através da Coordenadora da Educação Inclusiva mantém as ações que são realizadas junto aos alunos Pessoa com Deficiência (PCD), da Rede Municipal de Ensino de Naviraí. Mesmo diante do contexto da pandemia do coronavírus e de restrições de contato social os atendimentos foram mantidos, porém, com algumas adequações no planejamento do exercício 2021.

A Educação Inclusiva conta atualmente com três salas de Recurso Multifuncional para atendimento, instaladas nas escolas municipais José Carlos, Marechal Rondon e Vereador Odércio Nunes de Matos. “Cada escola possui dois professores para atendimento nos períodos matutino e vespertino totalizando seis professores especializados, que trabalham de forma articulada com o professor regente dos alunos atendidos”, explica Izilda Maria da Silva Cruz (Coordenadora de Educação Inclusiva).

Para o atendimento dos alunos que necessitam de recursos específicos nos componentes curriculares no ensino de LIBRAS, sistema Braille, comunicação alternativa dentre outros atendimento às suas especificidades educacionais, a Gerência de Educação fez a contratação de duas professoras com especialização e cursos específicos.

“Temos 130 alunos matriculados na Rede Municipal com laudos que amparam a necessidade do atendimento com adequações em suas atividades, conforme as patologias. Também temos 96 alunos indígenas matriculados com atendimento da professora Luciane Gallo, responsável pelo acompanhamento e levantamento das necessidades escolares para atendimento e intervenções junto a equipe de inclusão”, destaca Izilda.

A Educação Inclusiva ainda conta com uma psicóloga que está analisando toda a demanda já solicitada pelas escolas e realizando atendimento às famílias e alunos. O Núcleo de Inclusão também está oferecendo todo apoio nas escolas rurais desenvolvendo a ação que o aluno precisa dentro da Educação Inclusiva.

“A Educação Inclusiva é um processo que necessita de uma ampla participação da família junto à escola e de profissionais da saúde para, desta forma, obtermos resultados de qualidade aos alunos. Estamos procurando fazer um trabalho consistente visando sempre oferecer aos alunos condições para melhor desempenho e desenvolvimento de suas potencialidades. E estamos conseguindo colocar em prática a Educação Inclusiva pelo respaldo da gerente de Educação Tatiane Morch e aval da prefeita Rhaiza Matos”, afirma Izilda Cruz. (Texto: Roney Minella – Ascom Prefeitura de Naviraí).

 


Fonte: Roney Minella - Ascom Prefeitura de Naviraí