Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

PM de Japorã inaugura sala de Forças de Segurança em Aldeia


 

Visando dar mais segurança aos moradores da área indígena do Município de Japorã, foi aberta oficialmente no dia 19/04, Dia do Índio, a sala Integrada das Forças de Segurança, ou Mburuvicha Kuera Rembiapó Renda, em Guarani.

A iniciativa, que partiu do 3º Grupamento da Polícia Militar de Japorã, contou com o apoio da Capitania da Aldeia, que cedeu uma sala para que fosse mobiliada com os utensílios necessários para a confecção de ocorrências, checagem de pessoas, oitiva de testemunhas e participação de pessoas da Comunidade em audiências jurídicas de forma on line.

A prefeitura do Município reformou o local, que também servirá para que servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai), possam prestar seus serviços ao indígenas, evitando o deslocamento deles até o escritório do órgão em Iguatemi.

O Cacique Roberto se diz satisfeito com a sala, e acredita que sua Aldeia, seja a primeira em Mato Grosso do Sul, a ter um local apropriado, que servirá de apoio para que as policias, bombeiros, Funai e demais órgãos governamentais desenvolvam suas atividades. Ele diz que esse tipo de ação, além de trazer mais segurança aos mais de cinco mil indígenas de Japorã, facilita o acesso deles a Justiça e reforça a parceria iniciada há muitos anos com as autoridades constituídas. (Texto: Karina Faustino – Ascom 12º BPM de Naviraí).

 


Fonte: Karina Faustino - Ascom 12º BPM