Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Fim de semana tem previsão de temporais em Mato Grosso do Sul


Predomínio será de céu nublado, mas haverá pancadas de chuva ao longo dos dias
Fim de semana terá céu encoberto por nuvens no Estado. (Foto: Arquivo/ Correio do Estado)

 

A previsão do tempo para esta sexta (16), sábado (17) e domingo (18) é de céu parcialmente nublado à nublado com possibilidade de pancadas de chuva isoladas em todo o Estado.

Temporais podem ocorrer em Campo Grande e no Pantanal. Os dados são do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).

A especialista em meteorologia, Fraciane Rodrigues, informa que as temperaturas devem ficar elevadas neste fim de semana.

A umidade do ar nesta sexta-feira (16) deve ficar entre 25% e 70%; o ideal é de 40% a 70%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

TEMPERATURAS

De acordo com o Climatempo, hoje (16), a mínima em Campo Grande será de 21ºC, e a máxima de 34ºC. Já no sábado, a mínima será de 20ºC, e a máxima de 31ºC. No domingo, mínima de 20ºC e máxima de 30ºC.

Hoje, a mínima em Corumbá será de 23ºC, e a máxima de 35ºC. Já no sábado, a mínima será de 23ºC, e a máxima de 33ºC. No domingo, mínima de 21ºC e máxima de 29ºC.

Hoje, a mínima em Três Lagoas será de 21ºC, e a máxima de 35ºC. Já no sábado, a mínima será de 22ºC, e a máxima de 33ºC. No domingo, mínima de 22ºC e máxima de 33ºC.

Hoje, a mínima em Ponta Porã será de 19ºC, e a máxima de 28ºC. Já no sábado, a mínima será de 19ºC, e a máxima de 30ºC. No domingo, mínima de 18ºC e máxima de 30ºC.

 

Hoje, a mínima em Dourados será de 20ºC, e a máxima de 30ºC. Já no sábado, a mínima será de 20ºC, e a máxima de 32ºC. No domingo, mínima de 19ºC e máxima de 32ºC.

Hoje, a mínima em Bonito será de 21ºC, e a máxima de 31ºC. Já no sábado, a mínima será de 21ºC, e a máxima de 33ºC. No domingo, mínima de 20ºC e máxima de 33ºC.

Hoje, a mínima em Aquidauana será de 22ºC, e a máxima de 35ºC. Já no sábado, a mínima será de 22ºC, e a máxima de 33ºC. No domingo, mínima 20ºC de e máxima de 29ºC.

 

OUTONO

A estação do outono, tipicamente marcada pela perda de folhas de árvores, possui características como dias menores e noites maiores; temperaturas e umidade relativa do ar mais baixas em relação ao verão; aumento da incidência de ventos e aparecimento de frutas em plantas.

O outono nunca ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios. Se no Sul é outono, no Norte é primavera. O mesmo ocorre para as estações do verão e inverno.

De acordo com Franciane Rodrigues, na estação do outono as chuvas começam a reduzir no interior do país e há as primeiras impulsões de massa de ar frio, que provocam declínio das temperaturas do ar.

“A previsão para o outono 2021 indica uma probabilidade das chuvas ocorrerem próximas e ligeiramente abaixo da média esperada para o Mato Grosso do Sul”, afirma a especialista em meteorologia.

“A partir de maio, tem início o período seco na parte central do país. Dessa forma, a redução das chuvas contribui para a elevação das temperaturas. Para Mato Grosso do Sul, as temperaturas ficarão abaixo da média nesta estação”, complementa.

Recomendações em casos de tempo adverso, segundo o CEMTECE caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito; dirigir devagar; estacionar carro longe de árvores e, de preferência, manter-se em um local seguro.

Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada;

Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio. (Com informações Jornal Correio do Estado).

 


Fonte: Jornal Correio do Estado