Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Naviraí recebe emenda de Márcio Fernandes para castramóvel


Prefeita Rhaiza Matos agradece ao deputado pela emenda parlamentar

O deputado estadual Márcio Fernandes confirmou esta semana a destinação de uma emenda parlamentar individual no valor de R$ 100 mil para Naviraí, objetivando a aquisição de um castramóvel. O recurso atende reivindicação do vereador Rafael Volpato, feita através da indicação nº 021/2021 e endereçada ao deputado por meio de ofício.

A prefeita Rhaiza Matos, reconhecendo a importância da emenda parlamentar garantida junto ao Orçamento 2021, comentou que o recurso permitirá a aquisição de um castramóvel para o município: “além da proteção de nossos pets, a castração é uma importante política de saúde pública, especialmente no combate às zoonoses. Em nome da população de Naviraí nós agradecemos ao deputado Márcio Fernandes pela emenda”.

O vereador Rafael Volpato observa que Naviraí possui projeto de  instalação do Posto de Atendimento Veterinário Municipal e, recentemente, iniciou discussões para a implantação do Abrigo de Animais. “Esse castramóvel vem somar às iniciativas de combate ao abandono de animais e, principalmente, será utilizado nos procedimentos cirúrgicos de controle de natalidade e nas ações sanitárias para evitar a transmissão de zoonoses”, justifica o vereador.

“Além do sofrimento pelo abandono, fome e frio, cães e gatos abandonados representam riscos, como acidentes, ataques as pessoas e outros animais, e transmitem doenças, pois, não são vacinados. Por isso, atendemos esta reivindicação de Naviraí”, justifica o deputado Márcio Fernandes.

 

O QUE É O CASTRAMÓVEL

O castramóvel é um veículo equipado com uma clínica de castração que percorre os bairros da cidade realizando cirurgias gratuitas em cães e gatos. A prioridade é atender famílias carentes, já que uma cirurgia de castração custa em torno de até 500 reais. (Texto: Roney Minella – Ascom Prefeitura de Naviraí).

 

 

 


Fonte: Roney Minella - Ascom Prefeitura de Naviraí