Terca-Feira, 16 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Governo e Prefeitura ativam ambulatório de campanha da Covid


Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, destaca parceria com a prefeita Rhaiza Matos na instalação da nova unidade de atendimento
Geraldo Resende: “Nosso estado está em primeiro lugar no Brasil em aplicação de vacina contra a Covid”. (Foto: Roney Minella)

 

Naviraí recebeu na manhã de hoje (06-04) as visitas dos Secretários de Estado Sérgio Murilo (Governo) e Geraldo Resende (Saúde) para a ativação do ambulatório de campanha da Covid-19. A prefeita Rhaiza Matos e o gerente Márcio Figueiredo (Saúde) recepcionaram as autoridades no Paço Municipal antes do ato oficial.

Durante a inauguração a prefeita Rhaiza Matos falou da importância do momento: “o ambulatório permitirá agilizarmos e aumentarmos os atendimentos de pacientes com suspeitas da Covid-19. Aqui  melhoramos o fluxo e, sobretudo, já estamos fazendo o direcionamento dos pacientes, tendo em vista que aqui também é o novo Centro de Triagem das Doenças Respiratórias”.

Ela acrescentou que encaminhou a contratação de mais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Enfim, estamos fazendo o investimento necessário para enfrentarmos a pandemia. Mas, consideramos que o distanciamento social, o uso de máscara e a vacina ainda são medidas essenciais para vencermos a Covid”, pontuou Rhaiza.

 

 

Prefeita Rhaiza Matos ao destacar a importância do ambulatório para agilizar e reorganizar os atendimentos de pacientes da Covid. (Foto: Roney Minella)

 

 

Geraldo Resende afirmou que Mato Grosso do Sul está longe de ter “números aceitáveis” da Covid-19, confirmando que a doença está muito presente, levando pessoas muitos próximas. Os números de óbitos são exagerados e o número de internações hospitalares continuam batendo recordes a cada dia.

“Cuidar da sua Saúde, é cuidar da saúde dos outros, dos que habitam na mesma cidade, no mesmo bairro e na mesma moradia. Mas, infelizmente, parte significativa da população me parece que tem apagões cerebrais, pois, não consegue fazer com que as suas capacidades cognitivas, que nos diferenciam como seres humanos, sejam colocadas neste momento à disposição para salvar vidas”, reclamou Geraldo.

O secretário estadual de Saúde considerou que ainda há muitos caminhos a percorrer no combate à pandemia. Citando que em Naviraí, na parceria com prefeita Rhaiza Matos, com o Secretário de Governo Sérgio Murilo e da Secretaria de Estado de Saúde resulta na designação da estrutura para o funcionamento do Centro de Triagem, em um ambulatório de campanha solicitado pela prefeita Rhaiza.

“Aqui garantimos melhorar o fluxo de atendimentos e evitamos as contaminações por Covid em ambientes de unidades de saúde. Além disso, atendendo outro apelo da prefeita Rhaiza e do secretário de Saúde Márcio Figueiredo que nos solicitaram a remessa de três ventiladores pulmonares para substituir os que apresentavam falhas, imediatamente atendemos, e ontem à noite estes equipamentos chegaram, permitindo novos 10 leitos para atender a população de Naviraí e da região”, afirmou Geraldo Resende. 

Ele encerrou entrevista coletiva afirmando o seu orgulho de estar comandando a melhor logística de entrega de vacina. “O nosso estado é ponteiro, está em primeiro lugar na aplicação das vacinas no Brasil. Isso é porque temos parcerias com prefeitos, prefeitas, secretários de saúde e equipes de vacinação engajados nesta luta”.

O secretário de Estado, Sérgio Murilo, destacou sua satisfação em voltar a Naviraí, principalmente, pela efetiva participação da Secretaria de Governo no cumprimento de ações que objetivam salvar vidas. “Tudo o que for possível nós vamos fazer para evitar mortes pela Covid em Mato Grosso do Sul”, garantiu Murilo.

A inauguração do ambulatório da Covid-19 contou com as participações dos vereadores, Ederson Dutra (presidente do Legislativo), José Roberto Pinheiro, Rafael Volpato, Simon de Freitas, Rodrigo Sacuno, Josias de Carvalho, André Bíscaro (Ricck), Milton de Carvalho, Fabiano Taquara, Onevan Batista, Antônio Bianchi e Luiz Carlos (Bolacha). Gerentes Márcio de Figueiredo (Saúde), Fernando Ortega (Geral Executivo), Josemar Tomazelli (Finanças), Renato Napolitano (Contabilidade), Flávia Bressa Pinheiro (Gestão Pública e Planejamento), e psicóloga Leila Matos (Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres), dentre outras autoridades municipais. (Texto: Roney Minella – Ascom Prefeitura de Naviraí).


Fonte: Roney Minella - Ascom Prefeitura de Naviraí