Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

ARTIGO: ADREDE (escrito por Rosildo Barcellos)


 

As primeiras cervejas produzidas e comercializadas no Brasil eram chamadas de cervejas barbante por conta das rolhas que seguravam-nas às garrafas. As primeiras receitas de cervejas  no Brasil eram as Gengibirra e Caramuru. A primeira consistia em uma mistura de água, cascas de limão, gengibre e farinha de milho, e era vendida a 80 réis. A segunda era vendida pela metade do preço e sua fórmula levava milho, gengibre, açúcar mascavo e água.Atualmente em linhas gerais ela é constituída basicamente de água,malte, lúpulo e levedura. Desses componentes, o lúpulo é o mais enigmático para a maioria dos brasileiros já que essa espécie de planta trepadeira, em sua grande maioria, é importada e seu plantio em solo brasileiro  é recente, a partir de 205 na serra da Mantiqueira. Aliás aproveito para dizer um detalhe, a quem se arrojar a produzir cerveja em casa, o lúpulo é altamente tóxico para gatos, podendo provocar ataques epiléticos e possivelmente sua morte.Em razão disso, é natural surgirem dúvidas sobre esse quarto elemento misterioso da cerveja:

O lúpulo exerce papel essencial na fabricação das cervejas já que é ele o responsável por conferir o amargor e o aroma a bebida. Por essa razão, a forma de utilização do lúpulo no processo produtivo varia de acordo com o estilo de cerveja fabricada Além disso, o lúpulo também age como conservante natural. A flor da planta inibe a ação deteriorante das bactérias e aumenta, por consequência, sua vida útil. Pensando nisso fui em visita a fábrica da BAMBOA, onde fui recebido gentilmente pelo Junior Avezani, experientíssimo quando o assunto é cerveja;  que  contou-me amiúde, sobre a tríade de  processos que a Bamboa é submetida, iniciando pelo processo quente que seria a  brassagem onde o malte é moído para expor o amido do grão e colocado na tina de mostura . As cadeias de amilose a amilopectina presentes no começo da brassagem se assemelham com enormes raízes ramificadas contendo milhares de moléculas de glicose e desta feita são posteriormente adicionada a água límpida do nosso solo e submetido ao processo de  transformação do amido em açúcar. Numa segunda etapa os açucares se transformam em alimento para o fermento sendo transferido para a tina de filtro, com o intuito de quebrar as longas cadeias de carboidratos em pedaços menores, principalmente maltose, que possam ser convertidos em álcool e CO2 mais adiante durante a fermentação.

Na ocasião que deve-se coactar o liquido do solido, fazendo com que o produto seja encaminhado  para as caldeiras de fervura para esterilização e fixação da concentração com subsequente esquelhamento e coagulação  das proteínas e ajuste da solução de lúpulo. Continuando o processo de maturação e fermentação  o produto fica mais um tempo em resfriamento para ser adicionando o fermento. A partir deste instante que se inicia a liberação do gás carbônico aguardando mais uma semana para arredondar o sabor e aroma. Finalizando uma nova filtragem para ajuste do brilho textura e sabor para depois seguir para o tanque de armazenagem e envasamento para enfim seguir na mesa do consumidor e poder ser degustada. O importante de tudo isso é que é feito em nosso rincão e com a água do aquífero guarani e isso significa uma extração em torno de 400 metros de profundidade.

Entretanto nesse momento de dificuldades e de crise nacional. Não foi apenas na alegria de termos uma fabrica de cerveja com o o malte e levedura são importados da Alemanha e Bélgica e a água puríssima. Além de contribuir com a geração de empregos a BAMBOA tem certeza de sua responsabilidade social, tanto que em 2020 praticamente reteve momentaneamente  sua produção por  para transformar milhares de  litros de álcool doado pelas industrias sucroenergeticas do estado para hidratar; transformando em álcool 70 para ser utilizado na higienização de hospitais e postos de saúde  do Mato Grosso do sul e para o instituto de desenvolvimento de Bonito em seguida envazou o produto para que pudesse ser vendido nas farmácias a quatro reais. Quantas outras empresas não poderiam contribuir e se abstiveram. Por isso esse artigo exaltando as qualidades sobreditas. Finalizo o meu artigo 1401, explicando que o nome “Bamboa” segundo o diretor da unidade, José Antônio Avesani Junior, é adrede  e significa percucientemente: “celebrar a vida” e sinceramente; è o que mais precisamos nesse momento de prélio do precatar!.

 

AUTOR: Rosildo Barcellos – Articulista.

 


Fonte: Rosildo Barcellos - Articulista