Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Assembleia aprova calamidade pública em Naviraí devido surto Covid


Os projetos foram aprovados na sessão ordinária da Alems desta quinta (25)
Em primeiro plano, o deputado Paulo Corrêa, presidente da Alems. (Foto: Divulgação)

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) aprovou estado de calamidade pública para três cidades do Estado. As cidades que receberam a titulação são: Rio Brilhante, Ivinhema e Naviraí.

Segundo a Alems, em 2020, foram aprovados decretos que reconheciam a ocorrência do estado de calamidade pública devido à pandemia da Covid-19 até o dia 31 de dezembro.  

No entanto, com a continuidade do problema, a situação excepcional pode se estender até o dia 30 de junho deste ano, com os efeitos retroagidos a 1º de janeiro de 2021, segundo dispõem os projetos. 

Enquanto durar o estado de calamidade pública, o município fica, por exemplo, dispensado de atingir os resultados fiscais, conforme previsto no artigo 65 da Lei 101/2000, a chamada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

Isso é importante para os gestores terem condições de cumprirem a legislação que regulamenta a utilização de recursos públicos.

“É certo que os impactos da pandemia do novo coronavírus no Brasil desencadearão o quadro fiscal mais desafiador que o País já enfrentou. A prorrogação justifica-se em razão da continuidade da situação de urgência, de forma a propiciar a continuidade de ações emergenciais de prevenção e combate à Covid-19”, salientou o presidente da Alems, Paulo Corrêa (PSDB). (Com informações Jornal do Cone Sul).


Fonte: Jornal do Cone Sul