Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

PMA de Mundo Novo autua infrator em R$ 466 mil por desmatamento


 

 

Durante fiscalização ambiental em uma fazenda no município de Tacuru, Policiais Militares Ambientais de Mundo Novo autuaram nesta terça-feira de carnaval (16) à tarde, um proprietário rural por crime ambiental de desmatamento e exploração de madeira sem autorização ambiental em área protegida por lei. Os Policiais localizaram um desmatamento recente na fazenda, bem como várias árvores derrubadas, das quais estava sendo explorada a madeira que era desdobrada em estacas para cerca.

O proprietário informou que não possuía autorização ambiental para a atividade e a equipe suspeitou que a área em volta com pastagem também poderia ter sido desmatada ilegalmente. Então, a equipe realizou um trabalho de sobreposição de imagem de satélites, para verificação do período do desmatamento das áreas onde havia pastagem e percebeu que a supressão vegetal vinha ocorrendo aos poucos, desde o ano de 2018, até a data desta terça-feira (16) da exploração recente.

Os Policiais mediram com GPS a área desmatada que perfez 65,89 hectares na área de Mata Atlântica, bioma protegido pela Lei Federal 11.428/2006. A madeira proveniente da supressão ilegal, onde havia a pastagem já havia sido explorada pelo infrator, além das árvores que estavam sendo exploradas neste estágio recente. A madeira que estava no local foi apreendida e as atividades foram interditadas.

O infrator (59), residente em Tacuru, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 465.900,00, pelo desmatamento e a exploração da madeira. O proprietário rural também responderá por crime ambiental. A pena é de um a três anos de detenção, agravada por ser vegetação protegida. Ele foi notificado a apresentar plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental. (Com informações Ascom PMA/MS).

 

 

 


Fonte: Ascom PMA/MS