Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Colheita da soja começa com expectativa de produção recorde em MS


 

A colheita da safra de soja 2020/2021 começou em Mato Grosso do Sul. Mesmo com a chuvarada do fim de janeiro, 93% das lavouras estão em boas condições e o agronegócio sul-mato-grossense mantém expectativa de produção recorde, 11,591 milhões de toneladas, com produtividade média de 53 sacas por hectare.

De acordo com o Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), na primeira semana de fevereiro a oleaginosa começou a ser colhida, “porém com uma intensidade bem menor que a esperada”.

“Alguns produtores conseguiram colher em áreas de solos mais arenosos, mas a maioria está aguardando a redução da umidade para iniciar a operação. A expectativa é que nesta semana a colheita evolua diante da previsão de estiagem para o estado”, detalha.

Essas informações constam no mais recente boletim Casa Rural da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), que indica 93% das lavouras em boas condições, 6% regulares e apenas 1% ruim.

Segundo a entidade, “para um cultivo ser classificado como ‘ruim’, deve apresentar diversos critérios negativos, como alta infestação pragas (plantas daninhas, pragas e doenças) ou falhas de stand, desfolhas, enrolamento de folhas, amarelamento precoce das plantas, dentre outros defeitos que causem a perda produtiva em alto potencial”.

“Em uma classificação ‘regular’, encontra-se plantas que apresentam poucas moléstias por pragas, stand razoável e pequenos amarelamentos das plantas em desenvolvimento”, descreve. “Um cultivo é classificado como ‘bom’, quando não apresenta nenhuma das características anteriores, possuindo plantas viçosas e que garantem uma boa produtividade”, acrescenta.

Na região Sul, onde estão os municípios de Itaporã, Douradina, Dourados, Deodápolis, Angélica, Ivinhema, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Vicentina, Caarapó e Juti, há os melhores índices: 98,7% bom, 1,2% regular, e 0,1% ruim.

Até o dia 5 de fevereiro, os técnicos do Siga-MS apuraram a colheita de 14.580,00 hectares dos 3,645 milhões de hectares cultivados em território sul-mato-grossense. Apesar do índice ainda tímido, Dourados lidera nessa primeira parcial, com 0,5%. (Com informações Dourados News).

 

 


Fonte: Dourados News