Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

MEC divulga selecionados para bolsas na 1ª chamada do ProUni


Em MS, são 1.782 bolsas de estudo ofertadas pelo programa
Neste ano, seleção do Prouni usou notas do Enem 2019. (Foto: Bruno Henrique / Correio do Estado)

 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (19) a relação dos candidatos aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2021.

Universidades particulares de Mato Grosso do Sul têm disponíveis 1.782 bolsas de estudo, entre integrais e parciais, por meio do programa.

Lista com o nome dos aprovados está disponível no site do Prouni.

Candidatos selecionados devem comprovar as informações prestadas na inscrição até o dia 27 de janeiro.

Os selecionados terão até o dia 27 de janeiro para comprovar as informações prestadas na inscrição.

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 1º de fevereiro.

Conforme dados do Ministério da Educação, em Mato Grosso do Sul são 929 bolsas de estudos integral e 853 parcial, em diversos cursos, presenciais e no sistema de Educação à Distância (EAD).

Em todo o Brasil são 162.022 vagas, sendo 76.855 bolsas integrais e 85.167 parciais.

Nesta seleção, foram utilizadas, excepcionalmente, as notas do Enem de 2019, tendo em vista que o Enem de 2020 começou a ser aplicado no último domingo (17) e as notas serão divulgadas após o processo seletivo do Prouni.

Os pré-selecionados na primeira chamada terão entre os dias 19 e 27 de janeiro para apresentarem os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. 

 

BOLSAS

Podem se inscrever no Prouno estudantes que tenham cursado o ensino médio completo na rede pública ou tenham sido bolsista integral no caso de ter cursado na rede particular. 

Para concorrer a uma das bolsas integrais, estudante deve ter renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo, por pessoa. 

Já para as bolsas parciais (50%), renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

É preciso ainda que o candidato tenha feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não tenha tirado zero na redação.

Na inscrição, candidato pode escolher até duas opções de instituição de ensino, curso e turno entre as disponíveis, em ordem de preferência. 

Ao fim do prazo, os concorrentes serão classificados de acordo com as opções e notas obtidas no Enem. 

Os candidatos não convocados nas duas primeiras chamadas devem manifestar interesse em continuar no processo seletivo entre os dias 18 e 19 de fevereiro. A lista de espera estará disponível para consulta em 22 de fevereiro.

O cronograma completo também pode ser consultado na página do programa. (Com informações Jornal Correio do Estado).

 


Fonte: Jornal Correio do Estado