Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Cratera de 8m faz Nova Andradina decretar estado de emergência


Moradores de duas casas tiveram que ser retirados do local por risco de desabamento
A profundidade da erosão chega a 8 metros. (Foto: - Divulgação)

A Prefeitura de Nova Andradina, município a 297km de Campo Grande, decretou estado de emergência, nesta terça-feira(08), por causa de uma cratera gigante que se formou num bairro da periferia da cidade.

Por causa da erosão, duas casas ficaram comprometidas, com risco de desabamento, e o moradores tiveram de ser retirados.

De acordo com o prefeito José Garcia, a estrutura que cedeu é antiga e a área já estava danificada há muito tempo, mas a situação só piorou por causa do clima dos últimos dias.

"Como houve uma chuva muito grande, rompeu as barreiras de proteção e abriu mais ainda a cratera.", disse ele. Agora a erosão está com cerca de 8m de profundidade e 20m de diâmetro.

As famílias que residiam nas casas que ficaram na beirada da cratera já foram removidas do local, e ficarão sob aluguel social até poderem retornar.

A cratera se formou na esquina das ruas Espírito Santo e Antônio Duarte, na periferia de Nova Andradina, aonde desemboca aproximadamente 50% de toda água fluvial da cidade.

Uma equipe da Defesa Civil Estadual esteve no município hoje, verificando a área.

Na visita, ficou decidido que a melhor solução é aterrar a área afetada, mas para isso é preciso esperar o solo secar.

"O perímetro já está isolado, mas as chuvas de sexta, sábado e domingo atrapalharam o início das medidas.", completou o Prefeito.

Ainda segundo José Garcia, o decreto de estado de emergência vai ajudar o Município a conseguir maquinário e materiais necessários para a obra, que será apoiada pelo Governo de Mato Grosso do Sul. (Com informações Jornal Correio do Estado).


Fonte: Jornal Correio do Estado