TRE/MS marca para dia 4 de junho novas eleições em Tacuru

O Tribunal Regional Eleitoral de MS marcou para 4 de junho próximo novas eleições em Tacuru. (FOTO: Divulgação).

Os 7.118 eleitores de Tacuru vão voltar às urnas no dia 4 de junho para nova eleição de prefeito e vice. Na última segunda-feira (dia 17), o TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) aprovou a resolução 593/2017, que define o calendário da eleição suplementar.

Na eleição de outubro de 2016, Claudio Rocha Barcelos (PR), o Dr Claudio, e Adailton de Oliveira (PSDB), respectivamente candidatos a prefeito e vice-prefeito, obtiveram o maior número de votos: 2.737.

Entretanto, como o pedido de registro de candidatura estava indeferido e com recurso em tramitação, os votos foram computados como nulo e a validade dependia de uma futura decisão favorável.

No dia 3 de abril, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tornou definitivo o indeferimento do registro de candidatura de Adailton de Oliveira ao cargo de vice-prefeito. Os votos foram anulados e, agora, marcada nova eleição.

A decisão que marcou o novo pleito considera a Resolução 23.456/2015 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). De acordo com o inciso 2, do artigo 167, “não deverá a Junta Eleitoral proclamar eleito o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, se houver candidato com registro indeferido mas com recurso ainda pendente e cuja votação nominal tenha sido maior, o que poderá, após o trânsito em julgado, ensejar nova eleição”.

Em janeiro deste ano, a prefeitura de Tacuru foi assumida pelo vereador Paulo Melo (PP), que era presidente da Câmara Municipal. A cidade fica a 427 km de Campo Grande e tem população de 11.160 pessoas

Calendário – As convenções partidárias para escolha dos candidatos devem ser realizada entre 24 e 30 de abril. No dia 4 de maio, termina o prazo para registro de candidaturas. A propaganda eleitoral pode ser realizada entre 5 de maio e 3 de junho. A eleição acontece no dia 4 de junho. Os eleitos serão diplomados em 24 de junho. (Com informações Campo Grande News).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *