Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Em MS, parte da safra de soja foi prejudicada por seca de fevereiro


A produtividade média da soja estava estimada em 56 sacas por hectare, caindo para 50,6 sacas por hectare

 

Dados catalogados pelo Monitor de Secas do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC/MS), indicam que, em fevereiro, 69 municípios de MS enfrentaram seca grave, extrema ou excepcional. Com isso, parte da safra da soja foi prejudicada no Estado. 

O CEMTEC/MS é um órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, e levantou dados mostrando que as chuvas ficaram até 75% abaixo da média histórica, em fevereiro. 

A única região que não foi afetada pela seca foi a que compreende municípios do extremo Norte. 

Desse modo, percebeu-se que 69 municípios sul-mato-grossenses enfrentaram seca de intensidade grave a excepcional, enquanto em 10 municípios a seca foi moderada.

 

EFEITOS DA SECA

Conforme os dados, a escassez de chuvas já produziu efeitos danosos na safra de soja deste ano. 

Era esperado uma produtividade média de 56 sacas por hectare, caindo para 50,6 sacas por hectare.

O montante colhido deve totalizar 11,4 milhões de toneladas do grão. Anteriormente, a previsão era superar 12 milhões de toneladas. 

Os dados da safra são do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA-MS), projeto coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), em parceria com a Associação de Produtores de Soja de MS e Famasul (Aprosoja/MS) e com a Federação de Agricultura (Famasul). 

 

ESTIMATIVA DE CHUVAS PARA O PRÓXIMO TRIMESTRE

Espera-se que no próximo trimestre – abril, maio e junho –chova entre 200 e 300 milímetros em grande parte do Estado. 

Mesmo assim, os acumulados ficarão entre 40 a 50% abaixo da média climatológica. 

Registro de chuvas de fevereiro na CapitalCampo Grande registrou chuvas abaixo da média esperada desde dezembro de 2021, conforme divulgação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Dos 176 milímetros esperados para o mês de fevereiro de 2022, choveu 73,2 milímetros em Campo Grande. (Com informações Jornal Correio do Estado).

 


Fonte: Jornal Correio do Estado