Terca-Feira, 14 de Agosto de 2018    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Municípios do Cone Sul podem ter geadas nesta terça-feira


As menores temperaturas registradas em Mato Grosso do Sul na madrugada desta segunda-feira ocorreram em Ponta Porã, com 8°C e sensação térmica de 5°C, Amambai, com 10,3°C e sensação de 8°C e Bela Vista, com 10,2°C e sensação de 8°C. Há chance de geada para esta terça-feira (10) em sete cidades.

Há 20% de chance de geadas amanhã, dia 10 de julho, em Mundo Novo, Naviraí e Itaporã. No dia 11, em Sete Quedas, Ivinhema e Dourados. Em Ponta Porã, o frio vai aumentar e o sistema está indicando aumento chances de geadas do “tipo negra” muito perigosa no centro sul de terça para quarta feira.

Conforme o professor e meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão, em Campo Grande a temperatura mínima até às 5h era de 12°C com sensação de 10°C. No Pantanal, especificamente, em Corumbá a temperatura despencou para 11°C e sensação térmica de 8°C. Porto Murtinho e Rio Brilhante também tiveram mínima de 11°C com sensação de 9°C.

Em Dourados, a temperatura foi de 10°C e sensação térmica de 8°C. Itaquiraí, Ivinhema, Jardim e Bonito, as temperaturas foram de 11°C e sensação de 9°C. Em Juti e Maracaju a temperatura foi de 10°C e sensação térmica de 8°C.

 

DE ONDE VEIO?

A frente fria é do litoral do Paraná, que vem acompanhada de massa de ar polar fria e seca, derrubando as temperaturas sem trazer chuva.

Por que só está frio no sul, sudoeste e oeste?

 

O meteorologista explica que o ar frio avança pelo leito do Rio Paraguai sem encontrar obstáculos até Corumbá, que está mais fria que Campo Grande.

O frio só vai avançar para Campo Grande, leste e nordeste com o avanço da frente no litoral do país amanhã e quarta feira (11).

 

NESTA SEGUNDA-FEIRA

As condições do tempo, às 5h, no Aeroporto Internacional de Campo Grande estava com visibilidade de 3 mil metros prejudicada. A névoa úmida com nuvens a 60 metros e temperatura de 12 graus.

A umidade relativa do ar estava em 96% e o aeroporto chegou a operar por instrumentos para pousos e decolagens. Natálio pontua que a situação do clima não é de nevoeiro, mas de nevoa úmida ou neblina.

GEADA NEGRA -  A Geada negra não é em sentido estrito uma geada (resultante do congelamento do orvalho ou da umidade do ar) mas sim uma condição atmosférica que provoca o congelamento da parte interna da planta (da seiva); devido ao frio intenso, a planta fica escura, queimada e morre. (Com informações Sul News).

 


Fonte: Sul News