Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Naviraí sedia a I Feira Regional de Ciência e Tecnologia


Cleusa Sarturi, titular da CRE-8, discursa na abertura do evento, ladeado pelos professores Paulo Cesar, Nelci Hasper e Maurício Cândido. (FOTO: Jota Oliveira)

 

Com a solenidade oficial de abertura ocorrida na noite de quinta-feira (27), a Coordenadoria Regional de Educação (CRE-8), coordenada pela professora Cleusa Sarturi, sediada em Naviraí e que abrange os municípios de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Sete Quedas, Tacuru e a cidade anfitriã, aconteceu a abertura oficial da I Feira Regional de Ciência e Tecnologia de Naviraí (FERCITEN), cujo evento foi realizado também nesta sexta-feira (28), das 07h30min até as 15h30min, com a apresentação de 45 trabalhos apresentados na quadra poliesportiva pelos estudantes da região.

Segundo a professora Cleusa Sarturi, o objetivo principal desta Feira é incentivar as atividades de pesquisa e iniciação à ciência e a tecnologia. Ela foi realizada com apoio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, através da Coordenadoria de Tecnologia Educacional (COTED) e incentiva a produção, a criatividade e a reflexão dos estudantes matriculados na rede pública dos municípios que compõem esta Coordenadoria Regional, bem como dos seus respectivos professores orientadores, nas diferentes áreas de conhecimento e etapas de ensino.

 

PRINCIPAIS OBJETIVOS DA I FERCITEN

A professora coordenadora do CRE-8, explicou os principais objetivos que é incentivar o protagonismo utilizando a pesquisa como ferramenta motivadora; estimular novas vocações através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores; realizar o intercâmbio entre as escolas jurisdicionadas à CRE8, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas; promover trocas de experiências entre estudantes, professores das escolas e da comunidade externa; desenvolver o espírito competitivo saudável; e, valorizar o trabalho em equipe, solidário, responsável e sustentável.

 

A ABERTURA

Depois da formação no rol de autoridades presentes, foi executado o Hino do Estado de Mato Grosso do Sul e a seguir aconteceu alguns pronunciamentos de integrantes do rol de autoridades.

A Escola Estadual Paulo Freire, de Iguatemi, fez uma belíssima apresentação cultural para abrilhantar a noite de abertura, cujo trabalho faz parte do Projeto Arte e Cultura na Escola. No final da apresentação, muitos aplausos foram endereçados a eles.

Depois da apresentação coube ao professor Paulo Cezar Rodrigues dos Santos, coordenador de Tecnologia Educacional da COTED/SED, proferir uma palestra com o tema “O uso das tecnologias no Mato Grosso do Sul: desafios e perspectivas”.

 

LANÇAMENTO DA REVISTA

Dando sequência à abertura oficial da 1ª Feira Regional de Ciências e Tecnologia de Naviraí (FERCITEN), ocorreu o lançamento da 1ª edição da Revista Educação: Interação e Movimento, que retrata nela a Oficina “A matemática está em tudo”, que surgiu com os trabalhos da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia de 2017. A CRE8 proporcionou aos professores das escolas de sua jurisdição uma oficina pedagógica voltada para a matemática, resultando no desenvolvimento de vários projetos, dentre os quais 09 foram selecionados e publicados nesta edição da revista.

 

AMOSTRA DOS TRABALHOS

Nesta sexta-feira, a exposição dos trabalhos com os alunos autores dos projetos presentes para explicar a cada visitante que se interessasse o que era seu invento, aconteceu na quadra poliesportiva do Centro de Formação Profissional Senador Ramez Tebet, em Naviraí, a amostragem de 45 trabalhos bem elaborados e que despertou o interesse dos visitantes, tanto da classe estudantil como da própria comunidade.

Para Cleusa Sarturi, titular da Coordenadoria Regional de Educação (CRE-8), “acreditamos que durante a exposição dos trabalhos aqui no poliesportivo, mais de 3.000 pessoas aqui compareceram para ver de perto o trabalho e se não veio mais, foi porque faltou o transporte para que alunos de escolas distantes na área urbana, pudessem se deslocar até aqui sem muita perda de tempo”, ressaltou Sarturi.

 

GALERIA DE FOTOS

Como nosso editor participou tanto na noite de quinta-feira, como também nesta sexta-feira deste evento, ele veicula na GALERIA DE FOTOS, na parte inferior deste site, fotos clicadas durante sua visita à exposição dos trabalhos na manhã de hoje. (Texto: Jota Oliveira – Naviraí Notícias).

 


Fonte: Jota Oliveira - Naviraí Notícias