Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Rosangela leva idosa para conhecer as modernas instalações da Fiação


Idosa de 96 anos, dona Odila fazia suas próprias linhas para costura de forma artesanal e agora conheceu a indústria de fios de algodão da Copasul, a Fiação
Na visita à Fiação da Copasul, a idosa de 96 anos ganhou do presidente Gervásio algumas tranças de fios de algodão como presente. (FOTO: Assessoria)

 

Ao tomar conhecimento de que a senhora Odila, com quem mantém amizade há algum tempo, era uma perfeita artesã que fabricava, de forma artesanalmente, fios de algodão, tendo em mãos apenas e tão somente um arco simples e improvisado com um pedacinho de madeira que ela chama de fuso, ela produz as linhas que utiliza em suas próprias costuras, a vereadora Rosangela Faria Sofa, da bancada do PSDB na Câmara Municipal de Naviraí, resolveu por bem entrar em contato com o presidente da Copasul, Gervásio Kamitani e com o seu consentimento levou a idosa a conhecer a Fiação de nossa cooperativa.

A providência tomada pela vereadora fez com que essa mulher idosa de 96 anos que produz linhas de forma 100% manual agora teve a oportunidade de conhecer o processo de fabricação de fios na era da tecnologia. Ao comentar sobre a visita, que, com certeza, nunca será esquecida, porque “com certeza dona Odila ficará na história da Copasul, porque nunca tinham visto ninguém tecer fios de algodão manualmente. Assim como a Copasul ficará na história da idosa dona Odila porque até então nunca tinha visitado uma indústria dessa natureza”.

Em conversa com a vereadora, dona Odila explicou que nunca vai a um bazar ou outro comércio para comprar linhas que precisa para fazer suas costuras. “Eu mesmo fabrico todas as linhas que preciso neste simples processo artesanal que produzo com tranquilidade tudo o que necessito. É uma forma simples, mas milenar e por isso tudo dá certo”, disse ela.

Dona Odila para fabricar de forma artesanal suas linhas de costura, usa até mesmo o algodão em caroço, fazendo ela mesmo os produtos que precisa.

A vereadora disse que levaria a idosa à Copasul e lá, quando o presidente Gervásio Kamitani pediu para ver como ela fabricava suas próprias linhas, ficou maravilhado com o simples processo artesanal para fazer tudo o que ela sabe desenvolver manualmente. Ela mostrou a ele um simples arco e um pedacinho de madeira estilo de um peão, que ela chama de Fuso.

Depois de receber como presentes alguns mimos da Copasul das mãos do presidente Gervásio, ela concedeu uma entrevista para o próprio Gerva que filmou a idosa mostrando como ela fabricava suas próprias linhas. Após, ela foi conhecer a sede administrativa da cooperativa Copasul e lá também fez uma rápida apresentação de como ela fabricava a 86 anos seguidos, as linhas que precisava para suas costuras.

Ao final dessa visita, dona Odila ficou agradecida, tanto com o presidente da Copasul, Gervásio Kamitani, como também com a sua amiga vereadora Rosangela Sofa, por ter lhe proporcionado uma manhã diferenciada onde pode conhecer a modernidade da indústria de fios de algodão da cooperativa naviraiense.

Segundo Rosangela, “ela falava constantemente durante a visita à Fiação que estava muito entusiasmada com tudo o que via e que valeu a pena ir até o referido local”.

Quando nossa reportagem perguntou à vereadora porque resolveu levar a idosa à Fiação da Copasul, ela nos respondeu que “quando fiquei sabendo tudo o que ela fazia de forma artesanal, fiquei maravilhada e quis oferecer a ela a oportunidade de ver as modernas tecnologias implantadas por uma grande indústria de nossa cidade, que é a Fiação da Copasul e, ao mesmo tempo, proporcionar aos diretores e funcionários da cooperativa como era feito, antigamente, a fabricação de fios de algodão”. (Com informações Assessoria Parlamentar).

 


Fonte: Jota Oliveira - Naviraí Notícias