Sábado, 20 de Abril de 2024    Responsável: Jota Oliveira    Fone: 67 9988-5920

Professora da Maria Aquino apresenta projeto sobre economia de água


Na foto, a fachada da Escola Municipal Maria de Lourdes Aquino, em Naviraí. (FOTO: Assessoria)

A professora Eliana Pires trabalhando com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria de Lourdes Aquino Sotana, realizou nesta terça-feira (18) naquela escola um evento para apresentar um projeto através do “Programa Agrinho”. O Agrinho destina-se a desenvolver ações educativas nas escolas de Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), que visa proporcionar mudanças de hábitos e de atitudes, formando cidadãos empenhados na defesa da sociedade, promovendo maior integração escola/professor/aluno/comunidade.

Segundo a professora o programa Agrinho é o resultado de uma parceria firmada entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Faes, Prefeituras Municipais, Sindicatos Rurais, Sebrae e o Ministério de Desenvolvimento Agrário. “Foi nesse sentido que a professora achou interessante trabalhar o tema: “Água é o bem maior”, e dentro do projeto a professora está pesquisando com os alunos, forma de conscientização na economia de água na cidade a começar pela as casas dos alunos envolvidos estendendo as atividades no campo”, explicou a professora.

No projeto está se aprendendo muito com palestras sobre irrigação na questão do manejo da terra e isso colabora com a proteção das nascentes e as matas de modo geral. No evento foi apresentada uma proposta aos poderes públicos da cidade no que diz respeito ao desenvolvimento do projeto. “Os alunos desenvolveram alguns textos que estão em um folheto onde traz dicas simples de preservação da água em casa como: banhos rápidos, limpar os pratos antes de ir para a pia de lavagem, usar a vassoura no lugar da mangueira de água e a utilização da água da chuva de maneira correta”, explicou Eliana Pires.

Os alunos participam do Programa com estudos na sala de aula com material do Agrinho, pesquisa na sala de tecnologia, palestra no Parque Municipal Cumandaí com o Tenente Fraiz que é comandante da Polícia Militar Ambiental (PMA), na Copasul palestra sobre o cuidado com a água e na Fazenda Marialva de propriedade do produtor Nelson Antonini, onde os alunos conheceram o sistema de irrigação nas lavouras. Os alunos tiveram o conhecimento também das matas ciliares verificando bem de perto.

Segundo a professora Eliana foi realizada uma panfletagem para conscientizar os pais de alunos de uma maneira geral, para que estejam engajados também na luta de economizar e zelar o recurso hídrico importante na vida de todos nós, a água. (Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura).


Fonte: Ascom Prefeitura de Naviraí